Projeto de extensão da UNESP de Itapeva leva a educação ambiental para a zona rural

Fernanda Fernandez Marcondes, Maria Angélica Martins Costa, C. A. Barros

Resumo


A sustentabilidade é um dos temas mais abordados atualmente e é imprescindível que a sua importância seja discutida e destacada para as crianças, afinal, elas são as responsáveis pelo futuro do planeta. Desta forma, o projeto alia a necessidade da educação ambiental com uma importante questão envolvida pelos projetos universitários, que é a abrangência da extensão. A zona rural, na maioria das vezes, não é contemplada com projetos de extensão, pois são áreas longínquas e de difícil acesso. Isto motivou o desenvolvimento e a atenção deste projeto para com estas escolas e crianças da educação infantil. Os objetivos foram desenvolver nas crianças a consciência dos problemas ambientais, bem como a compreensão de que nossas atitudes influenciam diretamente no futuro do planeta, ensinando como podemos agir de forma consciente e sustentável nas práticas do dia a dia. Para o desenvolvimento deste projeto são utilizadas aulas expositivas com fotos, vídeos e brincadeiras, a fim de obter maior atenção e comprometimento dos alunos com o assunto. Os temas abordados são: meio ambiente, poluição, economia de água e reciclagem. A aula foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Terezinha Oliveira, localizada no bairro Pacova a 52,9 km da cidade de Itapeva-SP. As crianças, que tem entre 3 e 5 anos foram extremamente receptivas e participativas durante a aula, identificando os problemas ambientais e propondo soluções para. Em seguida, foi aplicado um teste de assimilação de conteúdo, no qual cerca de 85% das crianças obtiveram nota máxima. Também foram feitas pinturas com guache, em cartolina e em tela. Em geral, observou-se a importância de levar projetos de extensão às áreas afastadas da cidade. Isso foi refletido no carinho e atenção dados por cada um dos alunos e na importância que eles, diretores, coordenadores e professores da rede pública deram a nossa visita e ao desenvolvimento do projeto.

Palavras-chave


Ambiente. Ensino. Zona rural.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.