Cursinho pré-vestibular Gerabixo: uma iniciativa social

João Victor Ribeiro Borgheresi, Ana C. Bertoncin, José Arnaldo Frutuoso Roveda, Sandra Regina Monteiro Masalskiene Roveda

Resumo


Diante do cenário de defasagem da educação pública do país e frente à importância pessoal e profissional de se ter um curso superior, criou-se, em agosto de 2006, o cursinho pré-vestibular da UNESP Sorocaba de caráter socioinclusivo, proporcionando maiores possibilidades de alunos de baixa renda ingressarem no ensino superior, com aulas ministradas, majoritariamente, pelos alunos do câmpus. No começo das atividades, contava-se com 20 alunos da rede municipal e, atualmente, com duas turmas extensivas, totalizando 120 estudantes com material didático individual e gratuito, entre outras vantagens. O projeto de extensão Cursinho pré-vestibular GERABIXO foi criado com o objetivo de, por meio da participação de alunos do câmpus, ministrar aulas expositivas diárias para alunos financeiramente carentes, provenientes da rede pública de ensino da cidade de Sorocaba e região. O grande diferencial apresentado pelo cursinho é o trabalho extremamente profissional de seus organizadores. O processo seletivo dos alunos do cursinho é realizado em duas fases, uma prova de múltipla escolha e uma avaliação socioeconômica dos 240 melhores colocados na primeira etapa, momento em que é feita uma visita às casas dos candidatos. A soma dessas duas etapas compõe o resultado final e a classificação dos aprovados. Os resultados do cursinho tem se mostrado bastante expressivos em apenas sete anos de existência. No ano de 2012, o cursinho alcançou um recorde em aprovações: de 100 alunos que iniciaram o projeto, 47 foram aprovados em faculdades públicas ou em particulares com 100% de bolsa. A tendência do cursinho é que a cada ano esse resultado aumente.

Palavras-chave


Cursinho. Vestibular. Inclusão social.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.