ENTREVISTA: INCERTEZA NO TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Michelle Cristina Teixeira dos Santos, Márcia Regina Teixeira Minari

Resumo


Nesta entrevista a Drª Márcia Regina Teixeira Minari, Psicóloga e Servidora Técnica na Secretaria de Qualidade de Vida no Trabalho (SEQV/DIAS/Progep) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), comenta sobre sua trajetória profissional no campo da Saúde do Trabalhador, e os impactos da pandemia da Covid-19 na incerteza no trabalho e saúde mental dos trabalhadores no Brasil. Em sua opinião, a busca de indicadores de fatores psicossociais de risco e proteção no ambiente de trabalho que possam estar relacionados a problemas emergentes em segurança e saúde ocupacional, é uma das importantes estratégias para o profissional do campo da saúde do trabalhador, objetivando fortalecer intervenções que favoreçam a proteção da saúde dos trabalhadores em seus contextos organizacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


GUIMARÃES, L. A. M.; OLIVEIRA, F. F.; SILVA, M. C. M. V.; CAMARGO, D. A.; RIGONATTI, L. F.; CARVALHO, R. B. Saúde mental do trabalhador e contemporaneidade. In: GUIMARÃES, L. A. M.; CAMARGO, D. A.; SILVA, M. C. M. V. (Org.). Temas e pesquisas em saúde mental e trabalho. 1ed.: CRV, 2015, v. 1, p. 15-39.

OLIVEIRA, F. F.; BUENO, H. P. V.; MINARI, M. R. T. Incerteza no Trabalho. In: SCHMIDT, M. L. G. (Org.). Dicionário temático de saúde/doença mental no trabalho: principais conceitos e terminologias. 1ed. São Paulo: editora FiloCzar, 2020, p. 247-249.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.