A PSICODINÂMICA DO NÃO-TRABALHO. ESTUDO DE CASO COM CONCURSEIROS

Felipe Burle dos Anjos, Ana Magnólia Bezerra Mendes

Resumo


Concurso é o processo seletivo para ocupar um cargo público. As condições oferecidas têm atraído interessados preocupados com a precarização do trabalho no setor privado. A pesquisa analisa a subjetividade de um grupo de concurseiros. Mais especificamente: identificar o que é ser concurseiro; descrever as estratégias de defesa; analisar o momento na vida deles. A psicodinâmica do trabalho é a melhor alternativa para o estudo da intersubjetividade. Realizou-se uma entrevista semi-estruturada com três concurseiros que dedicam-se integralmente ao objetivo de ser aprovado na seleção. Identificou-se estratégias como automedicação e a psicodinâmica do não-trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


Adorno, T. W., & Horkheimer, M. (1944/1985). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. (G. A. Almeida, Trad.) Rio de Janeiro: Zahar.

Aguiar, V. B. (- de - de 2013). O poder de ser chefe: analise psicodinâmica do trabalho de gestão. Dissertação apresentada como pré-requisito para titulação de mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Brasília, DF, Brasil: UnB.

Albrecht, P. A., & Krawulski, E. (- de - de 2011). Concurseiros e a busca por um emprego estável: reflexões sobre os motivos de ingresso no serviço público. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho., 14, pp. 211-226.

Anjos, F. B. (2013). Organização do Trabalho. In: F. d. Vieira, A. M. Mendes, & Á. R. Merlo, Dicionário Crítico de Gestão e Psicodinâmica do Trabalho. (pp. 267-274). Curitiba: Juruá.

Anjos, F. B., Mendes, A. M., Santos, A. V., & Facas, E. P. (- de - de 2011). Trabalho prescrito, real e estratégias de mediação do sofrimento de jornalistas de um órgão público. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, 6, pp. 562-582.

Antunes, R. (2011). O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. . São Paulo : Boitempo.

Bierly_e_col.(2000).apud, Ruas, R., Antonello, C. S., & Boff, L. H. (- de - de 2005). -. Novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre, RS, Brasil: Bookman.

Castelar, I., Veloso, A. W., Ferreira, R. T., & Soares, I. (- de jan./mar. de 2010). Uma análise dos determinantes de desempenho em concurso público. Economia Aplicada , 14, pp. -.

Cunha, A. G. (1982). Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova.

Dejours, C. (1980/1992). A loucura do trabalho: um estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez.

Dejours, C. (2004). Addendum. In: S. Lancman, & L. I. Sznelwar, Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. (pp. 47-104). Rio de Janeiro; Brasília: Fiocruz; Paralelo 15.

Dejours, C. (2008). Avaliação do trabalho submetida à prova do real. Críticas aos fundamentos da avaliação. São Paulo: Bluncher.

Dejours, C., & Gernet, I. (2012). Psychopathologie du travail. Paris: Elsevier Masson.

Donadone. (2010). O mercado internacional de consultoria nas últimas décadas: crescimento, diversificação e formas de disputa. (Vol. 10). São Paulo, SP, Brasil : Cadernos de Pesquisas em Administração.

Ferreira, J. B. (- de - de 2007). Trabalho, sofrimento e patologias sociais: estudo com trabalhadores bancarios e anistiados políticos de uma empresa pública. Dissertação apresentada como pré-requisito para títulação de Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Brasília, DF, Brasil: UnB.

Ferreira, M. C., & Mendes, A. M. (2003). Trabalho e risco de adoecimento: o caso dos Auditores-Fiscais da Previdência Social Brasileira. Brasília , DF, Brasil : LPA .

Gaulejac, V. d. (2005/2007). Gestão como doença social, poder gerencialista e fragmentação social. (I. Storniolo, Trad.) Aparecida , SP, Brasil : Idéias & Letras.

Gehringer, M. (2008). Emprego de A a Z. São Paulo, SP, Brasil : Globo S/A.

Junior, A. V. (- de - de 2009). A organização do trabalho, o prazer e as estratégias de mediação do sofrimento: Estudo da psicodinâmica do trabalho de profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial do Distrito Federal. Dissertação apresentada como pré-requisito para titulação de mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Brasília, DF, Brasil: UnB.

Luques, I. (03 de maio de 2010). O Globo. Acesso em 05 de dezembro de 2013, disponível em Globo.com: http://oglobo.globo.com/emprego/mercado-de-concursos-aquecido-movimenta-cerca-de-30-milhoes-ao-ano-no-pais-3015289

Mendes, A. M. (2007). Psicodinâmica do Trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo .

Mendes, A. M., & Araújo, L. K. (2012). Clínica Psicodinâmica do Trabalho. O sujeito em ação. Curitiba : Juruá Editora .

Müller, T. C., Bottega, C. G., & Mendes, A. M. (2014). Condições de trabalho e saúde do professor: práticas em clínica psicodinâmica do trabalho. Brasília: Juruá.

Oda, F. (23 de junho de 2012). Jornal da Tarde. Acesso em 05 de dezembro de 2013, disponível em Estadão: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/jovens-tomam-medicamento-tarjado-para-turbinar-estudos/

Queiroga, F. (- de dezembro de 2009). Seleção de pessoas e desempenho no trabalho: um estudo sobre a validade preditiva dos testes de conhecimentos. -. Brasília , DF, Brasil : Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, como requisito à obtenção do grau de Doutor em PSTO pela UnB.

Ribeiro, C. V., & Mancebo, D. (- de jan./abr. de 2009). Concurso público, uma alternativa sensata frente às turbulências do mundo do trabalho? Trabalho & Educação , 18, pp. -.

Silva, M. M. (- de jan./mar. de 2010). Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre os jovens: o discurso da meritocracia em questão. Educação & Sociedade, 31, pp. -.

Spilki, A., & Tittoni, J. (- de set./dez. de 2005). O modo indivíduo no serviço público: descartando ou descartável? Psicologia & Sociedade, 7, pp. -.

Valadares, J. L., & Emmendoerfer, M. L. (- de set./out. de 2012). Cargos de livre nomeação: reflexões com base no empreendedor público em um estado-membro do Brasil. Revista de Administração Contemporânea, 16, pp. -.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.