Editorial

Angela Cristina Cilense Zuanon, Eduardo Galhardo, José Arnaldo Frutuoso Roveda, Maria Candida Soares Del-Masso

Resumo


O conhecimento e experiências que a Extensão Universitária oferece ao ensino acadêmico de graduandos, pós-graduandos e professores das Universidades públicas e privadas deve ser divulgado, discutido e socializado mediante publicações voltadas para as diversas áreas do conhecimento. As diferentes ações dirigidas à extensão universitária, ao levarem benefícios, ciência e conhecimento às comunidades, acumulam, além de resultados importantes para a Universidade, bagagem humana, ética e cidadã.

A UNESP, Universidade Pública, com um dos maiores números de Projetos de Extensão Universitária no país, abre este espaço como veículo de divulgação e publicação de estudos, ações e pesquisas extensionistas em todas as áreas do conhecimento e de diferentes locais do país e do exterior, além de divulgar resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses gerados a partir de projetos de Extensão Universitária, assim como resenhas de livros sobre a temática extensionista.

A frequência de visitação da página da Revista Ciência em Extensão (RCE), mensurada pela ferramenta Google Analytics cujo plug-in está ativado no SEER (Sistema Eletrônico Editoração de Revistas), mostra que a RCE recebeu, desde 01 de janeiro até 15 de dezembro de 2013, o total de 58.976 visitas provenientes de 50.086 visitantes, oriundos de 77 países, com uma predominância regional de 94,3% (Brasil – 55.552 visitas vindas de 864 cidades). A principal fonte de acesso às páginas da RCE é proveniente de sistemas de busca: 34.596 acessos (58,7%) com pesquisas utilizando 21.373 palavras-chave. Estes dados indicam uma progressão das buscas referenciais em links como os Periódicos Capes com relevante porcentagem de visitantes de diversas cidades do Brasil e do exterior.

A RCE também apresenta crescente qualificação na avaliação estabelecida pelos critérios da CAPES. Em áreas recentemente atualizadas, a RCE obteve uma progressão representativa em que se destacam os seguintes extratos: B2 na área de planejamento urbano e regional/demografia, e B3 em três áreas de avaliação: Psicologia, Engenharias III, inclusive a Interdisciplinar. Sendo assim, a RCE consolida-se como veículo de divulgação dos estudos, ações e pesquisas extensionistas.

Nesta edição, de número 3 do ano de 2013, a RCE apresenta oito artigos científicos e oito relatos de práticas extensionistas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, tecnologia, ciências agrárias e veterinárias e cultura, totalizando dezesseis trabalhos, dos quais doze deles externos à UNESP. Esse aspecto diminui a endogenia e facilita o acesso de toda a comunidade acadêmica às importantes informações, conceitos e diferentes concepções que envolvem a dimensão da Extensão Universitária em diferentes Universidades do país e do exterior.

 


Palavras-chave


Extensão Universitária, Divulgação Científica, Artigos de Extensão Universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.