Projeto planejar: para uma arquitetura comunitária

Silvia Oebrecht, João Francisco Noll, Sheila Elisa Scheidemantel Klein

Resumo


O "Projeto Planejar: produção arquitetônica" visa a promover uma arquitetura comunitária, atendendo entidades sem fins lucrativos através da realização de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e afins, bem como de assessoria técnica, para espaços de uso comunitário no Município de Blumenau. Também são beneficiadas outras entidades que visam ao bem comum em caráter universal, ou mesmo a comunidade universitária, por meio de serviços técnicos internos. Esse processo envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, numa integração inter e multidisciplinar. A metodologia de trabalho é aplicada por meio de etapas claramente definidas pelo processo do fazer arquitetônico, abrangendo primeiramente (i) o contato com a comunidade para a definição da problemática, seguindo (ii) os estudos preliminares com o respectivo levantamento de dados, (iii) o partido geral e o anteprojeto, (iv) a aprovação da proposta pela comunidade, (v) o projeto executivo, e (vi) a entrega oficial dos projetos. Todas as etapas são realizadas pelos acadêmicos devidamente assessorados por docentes, viabilizando a construção dos espaços físicos necessários de forma econômica e ambientalmente adequada. Esse artigo apresenta os trabalhos realizados para três associações de moradores, que com uma equipe técnica de 4 docentes e 11 discentes beneficiaram 7.500 pessoas. Como resultado tem-se que a comunidade atendida organizou-se, social e politicamente, em torno do novo espaço edificado, os acadêmicos desenvolveram consciência e responsabilidade social, além de sistematizarem melhor e de maneira prática o conhecimento adquirido no ensino da graduação. Extensão, ensino e pesquisa se interconectam e se manifestam interdependentes. O fato de diversas comunidades contatadas terem executado serviços ambientais e obras civis sem o devido acompanhamento técnico e sem a aprovação dos órgãos competentes trouxe novas discussões ao meio acadêmico, que acabaram orientando as ações de trabalho para as atividades correntes, bem como revertendo em novas metas para ações futuras. Com o despertar da consciência ambiental da população envolvida e da criação de espaços comunitários com acessibilidade universal, que visam o lazer, a recreação, a cultura, os esportes e a sociabilidade como um todo, considera-se que o Projeto Planejar está alcançando plenamente seus objetivos.

Palavras-chave


Projetos de arquitetura. Assistência técnica gratuita. Pesquisa-ação. Organização social.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Casa

Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988. Título VIII, cap. III, seção I, art. 207.

brasil. Secretaria de Educação Superior (SESu). Plano Nacional de Extensão.

Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2008.

CEBALLOS, P. L. Un método para la investigación-acción participativa. Madrid:

Editorial Popular, 1998.

Organização das Nações Unidas. Carta da ONU. São Francisco, 1945. Disponível em:

. Acesso em: 3 dez. 2008.

______. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em:

. Acesso em: 1 dez.

PARDAL, M. A. et al. Función social de la Universidad en la nueva Realidad - cómo

ambientalizar las actividades universitarias. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA

RED ALFA PLAN GIES, 3., 2005, Costa Rica. Anais... Costa Rica: Heredia, 2005.

PINTO, J. B. Reflexões sobre desenvolvimento social e ação comunitária. In: Seminário

interno sobre censo comunitário no âmbito do POLONORDESTE, 1980, Recife. Anais...

Recife, 1980.

RIBEIRO, R. J. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. Rio de Janeiro:

Campus, 2003.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.