Saberes e sabores: ciência dos alimentos e trabalho em saúde

Gabriela Mori Hagihara, Bruna de Souza, Thais de Moura Neves, Amanda Beatriz Almeida Severo, Vanessa Dias Capriles, Maria Fernanda Petroli Frutuoso

Resumo


O projeto de extensão Saberes e Sabores propicia o diálogo entre os conhecimentos da área de Ciência dos Alimentos e as vivências do Trabalho em Saúde, por meio de ações interdisciplinares sobre alimentação e nutrição, voltadas a atenção básica em saúde. O projeto foi estruturado em várias etapas, entre elas a “Mãos na massa”, objeto desse relato de experiência. Foram desenvolvidas oficinas culinárias envolvendo docentes e discentes do curso de Nutrição e agentes comunitários de saúde (ACS) de Santos; sendo realizadas rodas de conversa, preparação de receitas, avaliação sensorial e divulgação de cartilhas com receitas. A ação coletiva de cozinhar permitiu, de forma lúdica, o contato sensorial com os alimentos, preparações e rótulos em uma vivência subjetiva contextualizada, na qual foram identificados valores, sentimentos e experiências em relação à comida e ao comer. Este contexto possibilitou potencializar os conhecimentos e experiências dos ACS, introduzindo novos saberes e suscitou, com criatividade e espontaneidade, a apropriação e circulação de conhecimentos e práticas presentes na atuação permanente dos ACS junto à comunidade. A possibilidade de expressão e troca coletiva - e plural - de saberes sobre alimentação e nutrição é uma aposta na autonomia e protagonismo dos sujeitos, capazes de acionar vontade e desejo de mudança, colocando-o como colaborador dos processos de produção do cuidado. As ações promoveram, do ponto de vista psicossocial, um espaço de escuta, acolhimento e elaboração de vivências desencadeadas na atuação do ACS na Estratégia Saúde da Família em região de elevada vulnerabilidade. Este projeto tem sido potente ferramenta de educação nutricional, possibilitando olhar atentamente para métodos educativos de promoção da alimentação saudável, que valorizem a memória e o saber popular sobre o comer, potencializando a autonomia e participação cotidiana dos indivíduos em suas escolhas alimentares e de saúde.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde. Educação nutricional. Agentes comunitários de saúde. Extensão universitária.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.