Projeto Química na Reta Final: Análise sob o Ponto de Vista Discente

Rafael José dos Santos, Angela Fernandes Campos

Resumo


Nesse estudo analisou-se como os vestibulandos de Pernambuco concebem o projeto Química na Reta Final - QRF, curso de caráter extensionista que oferece preparação em Química para os vestibulares das instituições federais de ensino superior fazendo uso de ferramentas didáticas como: música paródia, experimentação, atividade lúdica e vídeos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. A interpretação dos dados foi feita a partir da construção de um gráfico e de categorizações que emergiram da análise considerando as similaridades das respostas dos estudantes. A discussão foi realizada à luz das ideias atuais da Didática das Ciências sobre o uso das ferramentas didáticas supracitadas. Os participantes relataram: a eficácia do trabalho desenvolvido pelo QRF; apresentaram um elevado grau de satisfação referente às aulas vivenciadas; sugeriram o maior uso das ferramentas didáticas; perceberam a relação da Química com situações do cotidiano; tiveram mais interesse pelo estudo da Química; incentivaram a realização de futuras edições do QRF.


Palavras-chave


Química na Reta Final. Estudantes. Ferramentas didáticas.

Texto completo:

PDF

Referências


CARRASCOSA, J. et al. Papel de la actividad experimental en la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 157-181, 2006.

D’ANTOLA, A. (Org.). A prática docente na universidade. São Paulo: Ed. EPU, 1992.

FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

GUIMARÃES, O. M. Atividades lúdicas no ensino de química. Disponível em: http://www.eduquim.ufpr.br/matdid/novomat/pdf/jogoscap5.pdf. Acesso em: 10 dez. 2011.

KIOURANIS, N. M. M.; SILVEIRA, M. P. da. A música e o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 28, p. 28-31, 2008.

MARCELINO-J.R., C. A. C. et al. Perfumes e Essências: a utilização de um vídeo na abordagem das funções orgânicas. Química Nova na Escola, n.19, p. 15-18, 2004.

SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais... Curitiba-PR, 2008.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Pesquisa no ensino de química. Química Nova na Escola, n. 4, p. 28-34, 1996.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.