Oficinas Lúdicas: favorecendo espaços de encontro para crianças abrigadas

Andrea Perosa Saigh Jurdi, Sara Del Prete Panciera, Heloisa Sbrissa Almada, Jessica Tamy Oliveira Nakayama, Mariana Ramos dos Santos Brabosa Cintra de Souza, Caio Possati Campos, Thais Amaral de Almeida, Andressa Lima, Cristina dos Santos Cardoso de Sá

Resumo


Este artigo apresenta o projeto de Extensão Universitária Oficinas Lúdicas: Espaços de Encontro e Criação, o qual desenvolve atividades no âmbito interdisciplinar, envolvendo alunos e profissionais dos cursos de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e serviço social. O projeto envolve dois locais da cidade de Santos – um abrigo e um núcleo sócio educativo –, trabalhando a saúde e o brincar de crianças em situação de risco e vulnerabilidade. Este artigo volta-se para as ações desenvolvidas durante um ano do projeto dentro do abrigo e traz as justificativas e norteadores teóricos do projeto Oficinas Lúdicas, assim como eixos de atuação dentro de abrigos. O trabalho descrito no artigo foi realizado no período de agosto de 2011 a junho de 2012 e centrou sua atuação com crianças de dois a seis anos. A intervenção proposta no formato de oficinas provocou mudanças no âmbito institucional, no lugar que o brincar ocupa e, em relação, às crianças, mudanças no brincar compartilhado.


Palavras-chave


Abrigos, Crianças institucionalizadas, brincar.

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