Resíduos sólidos urbanos: promovendo educação ambiental no espaço escolar

Paulo Roberto Silva Ribeiro, Maria Hilária Mendonça Almeida, Cleudinir Sobral de Sousa, Dayane Ariely da Silva, Adão Ferreira de Sousa, Alan Milhomem da Silva, Diana Cardoso Costa, Marisvaldo Silva Lima

Resumo


O aumento do número de habitantes no mundo, associado à concentração das populações nas cidades, vem acarretando problemas quanto à produção exacerbada do lixo e, consequentemente, agravos relacionados com a poluição ambiental. A crescente escala de produção dos resíduos sólidos urbanos (RSUs) tem gerado um alerta para a sociedade, tendo em vista o aumento do consumo e a dispensação inadequada desses resíduos. Dessa forma, é de suma importância a conscientização sobre a geração, segregação e disposição final desses resíduos para minimizar estes agravos. Assim, este trabalho objetivou discutir, no espaço escolar, a problemática referente aos RSUs, no que tange à sua produção, armazenamento, reutilização e descarte adequado desses materiais, visando corroborar para a preservação ambiental, promoção e prevenção da saúde e a valorização das questões sociais. Para tanto, foram realizadas atividades de extensão no Centro de Ensino Mourão Rangel, localizado no Município de Imperatriz – MA, no ano de 2012. Para a articulação com os estudantes foram utilizados instrumentos lúdicos, material paradidático, palestras educativas e debates, de modo a promover a troca de conhecimento, por meio de uma conversação aberta entre os envolvidos. A partir dos resultados obtidos, observou-se que houve uma participação efetiva dos alunos, dos professores e da direção da referida escola durante a execução de toda a atividade de extensão, evidenciando o interesse pela temática abordada. Diante disso, pode-se inferir que essa ação, seguramente contribuiu para o aumento da gama de informações relativas às questões ambientais, com ênfase nos RSUs, uma vez que ela foi capaz de incitar a formação do senso crítico nos envolvidos em prol da conservação dos recursos naturais. Ainda, é importante, reforçar a essencialidade da manutenção do diálogo da universidade com as escolas, a fim de manter e aperfeiçoar o conhecimento, a favor da coletividade.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Resíduos Sólidos Urbanos. Escola.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. F. R.; BICUDO, L. R. H.; BORGES, G. L. A. Educação ambiental em praça publica: relato de experiência com oficinas pedagógicas. Revista Ciência e Educação. São Paulo, v. 10, n. 1, p.121-132, 2004.

ÂNGULO, S. C.; ZORDAN, S. E.; JOHN, V. M.. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. In: SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A RECICLAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Materiais reciclados e suas aplicações, 4., 2001. Anais... São Paulo: IBRACON, 2001. p. 43-56.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro: [s. n.], 2004. 77 p. Disponível em: http://www.aslaa.com.br/legislacoes/NBR%20n%2010004-2004.pdf. Acesso em: 20 abr. 2012.

ARAÚJO, M. I. O.. A universidade e a formação de professores para a educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, p.71-78, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Políticas de melhoria da qualidade da educação: um balanço institucional. Brasília, 2002. 68 p.

CAMPOS, A. C. A. Resíduos sólidos urbanos: educação ambiental e analise de comportamento de estudantes de escolas de Feira de Santana-BA. 2001. 174 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

CRISOSTIMO, A. L.. Educação ambiental, reciclagem de resíduos sólidos e responsabilidade social: formação de educadores ambientais. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 7, n.1, p. 88-95, 2011.

FARIAS, C. R. O.; CARVALHO, W. L. P.. O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v. 13, n. 2, p.157-174, 2007.

HIGUCHIL, M. I. G.; AZEVEDO, G. C.. Educação como processo na construção da cidadania ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, p. 63-70, 2004.

JACOBI, P.. Educação e meio ambiente: transformando as práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, p. 28-35, 2004.

JOHN, V. M. Panorama sobre a reciclagem de resíduos na construção civil. Revista Limpeza Pública. São Paulo, v. 53, p. 8 -11, 1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOUREIRO, C. F. B.. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, p. 13-20, 2004.

MAGALHÃES, D. N.. Elementos para o diagnóstico e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos do município de Dores de Campos – MG. 2008. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Análise Ambiental) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.

MONTEIRO, J. H. P.. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 200 p.

SANTOS, H. M. N. et al. Educação ambiental e resíduos sólidos em Araguari/MG – Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 136-52, 2010.

SILVA, J. A. Análise da qualidade da coleta e disposição final dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Ivaiporã – Estado do Paraná. 2000. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.

SILVA, A. P. Educação ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Presidente Prudente – SP. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2009.

SNSA – Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental . Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos: guia profissional de treinamento. Belo Horizonte: SNSA, 2008. 72 p.

SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; FERRARO JUNIOR, L. A. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2. p. 285-99, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C.. Educação ambiental: natureza razão e historia. Campinas: Autores Associados, 2004.

VALENTIN, L.; SANTANA, L. C. S.. Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v.16, n. 2. p.387-399, 2010.

VIÉGAS, A.; GUIMARÃES, M.. Crianças e educação ambiental na escola: associação necessária para um mundo melhor? Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, p. 71-78, 2004.

ZANTA, V. M.; FERREIRA, C. F. A. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. In: CASTILHO JUNIOR, A. B. (Org.). Resíduos sólidos urbanos: aterro sustentável para municípios de pequeno porte. Rio de Janeiro: ABES/RIMA, 2003. p. 1-18.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.