Consumo de carne bovina na comunidade acadêmica da UNESP - Dracena

Cristiana Andrighetto, Omar Jorge Sabbag, Gustavo Lineu Sartorello, Gelci Carlos Lupatini

Resumo


O objetivo do trabalho foi delinear o perfil e mostrar as características relacionadas ao comportamento de consumo de carne bovina na comunidade acadêmica da UNESP - Campus Experimental de Dracena, enfocando discentes, servidores docentes e técnico-administrativos. Foi aplicado um questionário a 170 consumidores, obtendo um perfil do consumidor de carne bovina. Os resultados obtidos neste trabalho refletiram uma análise do comportamento do consumidor, por meio de perfil e hábitos de consumo, considerando as dimensões socioeconômicas; produto; hábitos do consumidor e sistema de produção. Entre os principais resultados, observou-se que o fator preço não caracteriza o maior diferencial no momento da compra. importa mais a  higiene, aliada às características de qualidade da carne que foram avaliadas: sabor, maciez e cor. São escolhas que refletem o grau de conscientização do público entrevistado. Com relação aos cortes mais consumidos, os discentes, por possuírem menor poder aquisitivo, apresentam maior consumo de cortes com baixo preço. A situação se altera em relação ao quadro de servidores docentes e técnico-administrativos, considerando maior consumo atribuído a cortes especiais. O consumidor está preocupado em adquirir um produto adequado às normas de segurança alimentar, pois, constatou-se que a maior parte da comunidade acadêmica (88,5%) possui a preocupação de obter um produto de origem sustentável. Entender o comportamento do consumidor requer uma análise específica sobre diversos tipos de clientes e nesse novo século, entender o consumidor é a chave do sucesso nos negócios.

Palavras-chave


Comportamento de consumo. Consumo de carne. Pesquisa de mercado.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.