Promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas em escolares

Gislaine Regina Santos dos Santos, Paola Zambelli Moraes, Marcos Roberto Kunzler, Pamela Billig Mello Carpes, Julio Brugnara Mello, Andreia Castagna, Gabriel Gustavo Bergmann, Franck Maciel Peçanha, Felipe Pivetta Carpes

Resumo


O número de crianças obesas e fisicamente inativas e de adultos com doenças crônicas não transmissíveis cresce cada vez mais. Acredita-se que a adoção de hábitos saudáveis ainda na infância e/ou adolescência estimule o desenvolvimento e a permanência desses hábitos na vida adulta. Essa mudança de comportamentos ainda na infância e adolescência pode contribuir para a redução na frequência de doenças crônicas não transmissíveis na população adulta. A proposta deste programa de extensão foi promover informação sobre promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas para 130 escolares de baixa renda e com idade média de 13,03±1,08 anos adotarem hábitos e comportamentos relacionados a um estilo de vida mais saudável, não apenas tratando da inserção de uma prática regular de atividade física, mas principalmente pela informação sobre outros fatores como a alimentação, fotoproteção, qualidade de sono, cognição avaliada pelo tempo de reação, saúde respiratória, postura e cardiopatias. Após o diagnóstico feito por meio de um questionário e testes específicos, o programa desenvolveu palestras educativas, intervenções e visitas surpresas, oportunidades em que as crianças, segundo os diversos assuntos e fatores de risco abordados no programa, eram avaliadas pela reaplicação do questionário e dos testes iniciais. De partida, constatou-se a deficiência na qualidade de informação das crianças sobre os temas abordados e que elas poderiam por em prática no seu dia-a-dia algumas das atividades propostas. Com as ações desenvolvidas focadas nas dificuldades e curiosidades das crianças e professores, certamente o programa  poderá contribuir para a qualidade de vida dos participantes e seus familiares.

Palavras-chave


Atividade física. Adolescentes. Obesidade. Exercício. Saúde.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.