Políticas públicas e vulnerabilidade social: Uma reflexão teórica a partir de experiência de estágio

Cláudia Aparecida Valderramas Gomes, Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos, Felipe Leonardo dos Santos, Gabriela Mazolini de Oliveira Santos, Marina Henriques de Andrade, Arnon Freires Neves, Mayara dos Santos Baldin, Stéfanie de Paula Sales Pinheiro, Hudson Henrique Ferreira Depicoli

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca das relações entre as políticas públicas e a situação de vulnerabilidade social a que estão submetidas crianças e adolescentes, a partir de uma experiência de estágio supervisionado de alunos do Curso Psicologia da UNESP/ Campus de Assis. Tal experiência suscitou a necessidade de analisar as implicações que os conceitos de vulnerabilidade social e políticas públicas assumem nesse campo de atenção profissional. O estudo indicou a importância de se problematizar a produção da condição de vulnerabilidade social e assinalou também as possíveis contribuições que a Psicologia pode oferecer no campo social, com destaque para a necessidade de o futuro psicólogo se ater e aprofundar tais conceitos como forma de instrumentalizar-se para um exercício profissional crítico, visando a romper com a hegemonia do olhar individualizante que coloca sobre o sujeito e/ou sua família a responsabilidade pelos processos que os mantém em situação de risco.

Palavras-chave


Políticas públicas. Direitos humanos. Crianças. Adolescentes. Vulnerabilidade social.

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