Insetos na escola: desvendando o mundo dos insetos para as crianças

Priscila Paixão Lopes, Ilana lopes Franco, Leonardo Ribeiro de Mattos Oliveira, Vanessa Garcia Santana-Reis

Resumo


Os insetos, apesar de sua grande importância ecológica, econômica e social, são conhecidos principalmente ou pelos danos e prejuízos ou pelos benefícios causados à sociedade humana, atribuindo-lhe um conceito dualista, majoritariamente pejorativo. Para reduzir a perpetuação dessa tendência e desenvolver uma melhor compreensão sobre esses animais, o projeto “Insetos na Escola” desenvolve uma série de atividades e recursos didáticos. Estabelecemos pontos de interação com a comunidade escolar de Feira de Santana por meio da construção de uma Coleção Entomológica Didática e produzimos painéis ilustrativos sobre os insetos para facilitar a comunicação visual. Esses materiais foram usados em visitas de grupos de alunos (faixa etária predominante de 3-5 anos) e em atividades fora do Laboratório de Entomologia da UEFS, durante as quais tanto foram feitas apresentações da Coleção como foram desenvolvidas atividades lúdico-educativas que abordassem a temática entomológica. Observou-se um nível elevado de desinformação da maioria dos alunos sobre a Classe Insecta, mas também uma grande curiosidade sobre ela. A abordagem isenta de maniqueísmo, além do uso de materiais didáticos atrativos, despertou respostas positivas em relação aos insetos, sugerindo que o uso adequado de materiais didáticos e paradidáticos, somados à postura positiva do professor podem tanto trazer informações quanto contribuir para a diminuição de idéias preconcebidas em relação ao tema.


Palavras-chave


Insetos. Coleções entomológicas. Material didático. Ensino de ciências.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. O desejo de ensinar e a arte de aprender - Campinas: Fundação EDUCAR DPaschoal, 2004.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.

BORROR, D. J.; DELONG, D. M. Introdução ao estudo dos insetos. São Paulo: Edgard Blücher, 1988.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF. 1998.

BUZZI, Z. J.; MIYAZAKI, R. D. Entomologia didática. 4. ed. Curitiba : UFPR, 2002. 2002.

CARDOSO, J. dos S., CARVALHO, K. S.; TEIXEIRA, P. M. M. Um estudo sobre a abordagem da classe Insecta nos livros didáticos de ciências. Sitientibus: Série Ciências Biológicas, Feira de Santana, v.8, n.1, p.80-88, 2008.

COBERN, W. W. Worldview theory and conceptual change in science education. Science Education International, v.5, n.4, p.5-8, 1994.

COBERN, W. W. Constructivism and non-Western science education research. International Journal of Science Education, London, v.4, n.3, p. 287-302, 1996.

COBERN, W. W.; LOVING, C. C. Defining science in a multicultural world: Implications for science education. Science Education, Sallem, Mass., v.85, p. 50-67, 2001.

COSTA NETO, E. M. Etnocategoria “inseto” e a hipótese da ambivalência entomoprojetiva. Acta Biologica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 21, n.1, p. 7-14, 1999.

COSTA NETO, E. M.; CARVALHO, P. D. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum, Maringá, v. 22, n. 2, p. 423-428, 2000.

FITZPATRICK, P.; FLYNN, N.. Dynamic (Kinesthetic) touch perception in preschool children. Ecological Psychology, Mahwah, NJ., v. 22, n. 2, p. 89 – 118, 2010.

FREIRE, P. Professor sim, tia não : cartas a quem ousa ensinar. 3. ed. São Paulo: Olho D’água, 1993.

MEGID-NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v.9, n. 2, p. 147-157.2003.

OLIVEIRA, C. M. A. de; CARVALHO, A. M. P. Escrevendo em aulas de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 347-366, 2005.

SILVA, T. F. P.; COSTA NETO, E. M. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos D’Água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa, Zaragoza, v. 35, p. 261-268, 2004.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p.93-104, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.