Fazendas históricas: cotidiano, gestão, preservação e sustentabilidade

Luzia Sigoli Fernandes Costa, Maria Inês Rauter Mancuso

Resumo


Neste estudo relataram?se as observações obtidas nas visitas realizadas junto a fazendas históricas do Estado de São Paulo, com o objetivo de construir tipologias para se pensar sobre gestão, preservação e sustentabilidade, com o propósito de apoiar as fazendas nas atividades de turismo rural. As informações constituem material para construção de monografias e cartilhas a serem utilizadas nessas atividades. A história dessas fazendas remonta ao século XIX, ciclo do café, e, algumas delas, ao período anterior da cana?de?açúcar. As visitas foram realizadas no segundo semestre de 2008. As visitas se inserem no âmbito do Projeto Patrimônio Cultural Paulista (Projeto FAPESP 2007) coordenado pela UNICAMP, e tem o apoio da União das Fazendas Históricas Paulistas. Destaca?se o significado dessas fazendas do ponto de vista da inserção do Estado de São Paulo no desenvolvimento socioeconômico. A elas estiveram associadas à construção das ferrovias e as migrações. Preservar essas fazendas e realizar um turismo cultural iluminado pela perspectiva histórica e ambiental está inscrito no direito à memória.

Palavras-chave


Fazenda histórica. Preservação. Patrimônio cultural.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.