Pelas Cidades: apoio à elaboração de plano local de habitação de interesse social de Pequeri, Minas Gerais, Brasil

Fabio Jose Martins de Lima, Luciane Tasca, Raquel Portes, Frederico Braida Rodrigues de Paula, Barbara Lopes Barbosa, Ana Paula Leal Pinheiro Cruz, Larissa Ribeiro de Moura, Tainá de Carvalho Lamoglia, Thiago Venâncio, Debora Ventorim Almeida, Eduardo Vasconcelos, Bianca da Silva Marcondes Veiga, Marcela Fernandes

Resumo


O trabalho expõe o processo desencadeado para a elaboração do Plano Habitacional para Pequeri através de convênio estabelecido entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Prefeitura Municipal de Pequeri/MG. Este projeto se insere nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Núcleos GEPUR (Grandes Projetos Urbanos) e URBANISMOMG (Urbanismo em Minas Gerais) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O projeto encontra?se em desenvolvimento de maneira multidisciplinar envolvendo docentes e discentes da UFJF, bem como servidores públicos e a própria comunidade de Pequeri/MG. O projeto visa o apoio à elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social ? PLHIS no Município de Pequeri/MG, tendo em vista que o mesmo garante a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social ? SNHIS. Esta iniciativa tem como objetivo compreender a situação habitacional do município, que apresenta aproximadamente 3 mil habitantes, com enfoque na questão da Habitação de Interesse Social. Através desta compreensão por meio de leituras técnicas e comunitárias serão definidas para o planejamento habitacional nas áreas urbana e rural. Serão feitos levantamentos de dados e informações técnicas obtidas com a colaboração dos setores públicos, privados, associativos, sindicais e acadêmicos relacionados ao setor urbano. Durante as etapas, estão previstas audiências públicas, para a mobilização da comunidade e a divulgação por meio digital e impresso.

Palavras-chave


Habitação. Plano local de habitação de interesse social. Participação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.