Fundamentos da cidadania para professores fundamentais

José Vinicius Cabrioli, Mira Antunes Diniz, Bruna Nori Maniglia, Rhasmye El Rafih, Lucas Poianas Silva, Laura da Cunha Varella, Paulo Cesar Correa Borges

Resumo


O projeto “Fundamentos da Cidadania para Professores Fundamentais” é fruto do trabalho do Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos (NETPDH) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Franca?SP, em parceria com o Programa de Pós?Graduação em Direito (PPGD) da mesma faculdade, com a Diretoria Regional de Ensino de Franca?SP e com a Escola Estadual Lydia Rocha Alves, situada na periferia da cidade.
O referido Núcleo foi formado em 2009, sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Cesar Correa Borges, docente e coordenador do Programa de Pós?Graduação em Direito da UNESP. Atualmente conta com o envolvimento de discentes da graduação e da pós?graduação, bem como de docentes do próprio campus e de outras instituições de ensino superior. Suas atuais linhas de pesquisa são: a) Educação em Direitos Humanos; b) Formas de Violação dos Direitos Humanos com repercussão jurídico?penal; c) O Direito à Defesa dos Direitos Humanos; d) O Sistema Penitenciário como Violência Institucional. Além  disso, o NETPDH também é responsável por dois projetos de extensão no ano de 2012: o primeiro é realizado por discentes do curso de Direito junto a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de se construir uma concepção pré?violatória dos Direitos Humanos no ambiente escolar e, consequentemente, na comunidade; e o segundo, já mencionado acima, que será objeto da presente análise.

Palavras-chave


Direitos Humanos. Cidadania. Emancipação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.