Sentimentos e percepções que as ações extensionistas do projeto Periferia dos Sonhos acarretam em seus integrantes

Monie Thaise dos Santos, Anna Carolina Martins Silva, Jéssica Maira Sarilho da Silva, Karen Patrícia Pena Trannin, Michelle Cardoso Billett, Mylla Calefi, Rafaela Tofoli, Thiago Brunelli Silva, Felipe Tiago Salvador, Gabriela Catalano, Leticia Bezerra Faria, Luana Navara Adami, Natalia Tenore Rocha, Ana Cristina Passarella Brêtas

Resumo


Desde 1995, são desenvolvidas atividades de ensino, extensão e pesquisa com graduandos e pós?graduandos da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) junto à população adulta e idosa em situação de rua24 na cidade de São Paulo.
O ensino e a extensão até o ano de 2009 estavam previstos no currículo do Curso de Enfermagem com o objetivo de propiciar aos estudantes o desenvolvimento de ações de educação e comunicação em saúde, bem como prestar assistência de enfermagem para esta população. No período entre 1995 e 2006 esta experiência ocorreu junto a um Centro de Convivência por meio do projeto curricular de extensão “Saúde do povo em situação de rua”, envolvendo as disciplinas curriculares: Assistência Transdisciplinar em Comunidade, Enfermagem Gerontológica e Geriátrica, Enfermagem em Saúde Mental. As pesquisas, por sua vez, respondiam às exigências dos programas de iniciação científica e da pós?graduação estrito senso, vinculada ao Programa de Pós?Graduação em Enfermagem da Unifesp.
A partir de 2009, dado a estruturação político?pedagógica do currículo de graduação em Enfermagem, os equipamentos sociais destinados ao cuidado às pessoas em situação de rua deixam de ser campo de estágio para os graduandos, por outro lado, a extensão e a pesquisa se aproximam, passando a ser desenvolvidas de forma indissociável.

Palavras-chave


Ensino. Extensão. Sem-teto. Narração.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.