Contribuições do ensino das Ciências Naturais e de Química para a promoção do consumo responsável – grupo Quimicando com a ciência

Luciana Aparecida Farias, Beatriz Belloti di Traglia, Rafaella Menezes Ayllón, Bárbara Celestino Schwartz, Fernanda Romero, Thiago Graça, Ana Carolina de Assis Rocha, Aline Cristina Hilariori Oliveira, André Vieira da Cunha

Resumo


Embora não seja recente, nunca o debate em torno da problemática ambiental foi tão presente como na sociedade contemporânea, mesmo que essa preocupação com as questões ambientais, decorrentes dos processos de crescimento e desenvolvimento, tenha se dado de forma gradual entre os mais diversos segmentos da sociedade, de governos, organizações e outros agentes.
O aumento significativo do consumo de bens e matérias?primas e o crescimento acelerado e desordenado das cidades, particularmente após a Segunda Guerra Mundial, rapidamente geraram um quadro de degradação ambiental nunca visto anteriormente. Do início do século XIX, período a partir do qual podemos considerar um crescimento exponencial na produção e utilização de produtos químicos sintéticos, até os dias de hoje (ou seja, pouco mais de 200 anos) degradamos e poluímos o meio ambiente mais do que em 10.000 anos de história. Tal fato se deu, devido ao grande incentivo ao desenvolvimento econômico, aliado à falta de consciência com relação à necessidade de investimentos no controle de poluição, tanto do setor público, como do setor privado, e da inexistência de uma legislação ambiental pertinente com relação ao descarte de resíduos tóxicos no meio ambiente, oriundos da atividade da indústria química. A prevenção nem era cogitada nesse período. Como conseqüência, adentramos à década de 1970 com nossos recursos hídricos comprometidos, não havendo definição quanto à destinação de resíduos, a qualidade do ar nos grandes centros piorando a cada ano e uma crise ambiental de proporções nunca imaginadas anteriormente, sendo vislumbrada para um futuro próximo (Farias, 2011), levando a sociedade a refletir sobre ela mesma, questionando e repensando seus hábitos e  atitudes.

Palavras-chave


Educação ambiental. Ensino de Química. Consumo responsável. Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.