Comunidades de aprendizagem: construindo uma nova forma de ser escola

Francisca de Lima Constantino, Fabiana Marini Braga, Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana, Juliana Barbosa Consoni, Ernesto Ferreira Galli

Resumo


Comunidades de Aprendizagem é uma proposta de transformação social e cultural da escola articulada ao seu bairro, que visa potencializar a aprendizagem das/os estudantes da escola, assim como garantir melhorias na formação dos familiares e das pessoas que vivem no entorno da unidade escolar. Faz parte do programa de extensão “Democratização do conhecimento e do acesso à escolarização” e da linha de pesquisa “Aprendizagem Dialógica e Ações Comunicativas”, do diretório do grupo do CNPq. Por meio de várias transformações, no que diz respeito à gestão da escola, dinâmica das aulas e convivência entre as pessoas, a proposta de Comunidades de Aprendizagem trabalha no sentido de democratizar as relações e o acesso aos conhecimentos, articulado com interações mais solidárias e respeitosas.
As Comunidades de Aprendizagem surgem de experiências bem sucedidas nos Estados Unidos e na Espanha em resposta à ineficácia do ensino tradicional e na busca da superação do fracasso escolar. Em contexto espanhol, há mais de 100 Comunidades de Aprendizagem desenvolvidas pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona/Espanha. No Brasil, tal proposta é desenvolvida e difundida pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Palavras-chave


Comunidades de aprendizagem. Aprendizagem dialógica. Escola. Bairro.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.