Articulando o ensino de graduação em Odontologia com a extensão universitária

Rodrigo Máximo de Araújo, Fernanda Alves Feitosa

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o Programa de Educação Tutorial em Prótese da UNESP, que tem por objetivo desenvolver e aprimorar as habilidades profissionais, reforçando e complementando a formação acadêmica dos alunos de graduação, e ao mesmo tempo possibilitar maior contato dos alunos com os pacientes com dificuldades socioeconômicas e com necessidade de tratamentos odontológicos complexos. O trabalho realizado pela equipe associou o ensino de graduação, com atividades de extensão universitária com prestação de serviços à comunidade, promovendo além dos tratamentos odontológicos, iniciativas de educação e ações conjuntas visando à prevenção e manutenção da saúde bucal e geral dos pacientes. No contato com a população, os problemas existentes e devidamente diagnosticados, possibilitarão a retroalimentação ao ensino e à pesquisa, tendo-se a possibilidade de desenvolver trabalhos de pesquisa, diretamente relacionados com as necessidades da comunidade atendida. Dessa forma o programa articula as três áreas de educação na Universidade: ensino, pesquisa e extensão universitária e formamos alunos com competências e habilidades para atuação no mercado profissional de odontologia, na nova visão de empregabilidade para a área do conhecimento.

 


Palavras-chave


odontologia, sociedade, extensão universitária

Texto completo:

PDF

Referências


APRENDIZADO baseado em problemas. O que é? Como é? Disponível em: http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/. Acesso em: 5 ago. 2012.

BERBEL, N. N. “Problematization” and problem-based learning: different words or different ways? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.2, n.2, p. 139-154, 1998.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino e aprendizagem. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, 2010. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/cnsb/sbbrasil/arquivos/apresentacao_abbrasil_2010.pdf. Acesso em: 14 set. 2012.

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO (CROSP). 2010. Disponível em: http://www.crosp.org.br/noticias. Acesso em: 14 set. 2012.

DUARTE, V. S. et al. Brincando com a fisiologia humana: relato de uma extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 8, p. 92-106, 2012.

ESTRELA, C. Metodologia científica: ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Tábuas completas de mortalidade do Brasil. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Tabuas_Completas_de_Mortalidade/Tabuas_Completas_de_Mortalidade_2011/pdf/ambos_pdf.pdf. Acesso em: 5 ago. 2012.

THIOLLENT, M.; ARAÚJO FILHO, T.; SOARES, R. L. S. Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói: Editora UFF, 2000.

VOLPATO, G. Dicas para redação cientifica. 3. ed. São Paulo: Acadêmica & Scripta, 2010.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.