Ações para organização de uma coleção didática de zoologia em uma escola de Uberlândia, MG

Luiz Alberto Soares dos Santos, Maria José Costa Gondim

Resumo


O uso do Laboratório Didático no Ensino das Ciências tem despertado grande interesse entre os pesquisadores nas últimas décadas. Ouvir falar de um organismo em sala de aula é, em geral, menos interessante e eficiente do que ver e manusear, o que justifica a inclusão das excursões, demonstrações e aulas práticas. É importante o desenvolvimento de atividades práticas possibilitando aos alunos ter contato direto com os organismos estudados nas aulas teóricas. O objetivo geral foi organizar uma coleção didática zoológica no laboratório da E.E.F.E.P de Uberlândia-MG. Também foi realizada uma investigação sobre as percepções dos alunos do ensino médio com referência às atividades práticas em laboratório por meio de um questionário. As respostas demonstraram uma baixa freqüência quanto ao uso do laboratório, mas revelaram importantes informações sobre as atividades práticas, ressaltando o grande interesse e expectativa quanto a estas atividades por parte dos alunos.

Palavras-chave


Laboratório de Biologia; Coleção Zoológica; Aulas Práticas.

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