Práxis em Psicologia Comunitária: Festa de São João como atividade comunitária

Autores

  • James Ferreira Moura Jr. Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Alan Vieira Cardoso Universidade Federal do Ceará
  • Denise Costa Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Rayssa Morais Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23901/1679-4605.2013v9n1p105-123

Palavras-chave:

Atividade Comunitária, Psicologia Comunitária, Extensão, Comunidade Rural

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar, a partir da Psicologia Comunitária, a organização de uma festa de São João em uma comunidade da Canafístula (Ceará) como uma atividade comunitária. Esse processo de facilitação ocorre por meio do desenvolvimento de atividades comunitárias que são ações coletivas permeadas por posturas dialógicas, democráticas e cooperativas desenvolvidas pelos moradores com fins comunitários e pessoais. Essas ações podem ser promotoras de processos de conscientização, de fortalecimento da identidade pessoal e comunitária e de maior integração entre os moradores. As ações foram desenvolvidas por um Projeto de Extensão universitária de um Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de uma Universidade Pública do Ceará em 2011 e contou com uma equipe de alunos da graduação e da pós-graduação, uma professora e um grupo de moradores da Canafístula. A atuação aconteceu em processo de cooperação entre os moradores da comunidade e os extensionistas, com reconhecimento tanto do saber acadêmico quanto do saber popular. O foco era o fortalecimento das práticas culturais locais, a partir da realização do festejo junino, através do qual promoveu-se a participação em ações coletivas, a formação de rede entre os diversos atores comunitários, o sentimento de pertença à comunidade e o fortalecimento da identidade dos envolvidos. O método utilizado foi o dialógico-vivencial, em que os facilitadores se propõem a experenciar profundamente a realidade em que se inserem, vinculando-se às pessoas e ao lugar, realizando também análises sobre o modo de vida comunitário e dialogando com os moradores. Conclui-se que o desenvolvimento do festejo junino pode ser abordado como uma atividade comunitária, pois sua organização e sua realização tiveram como bases o diálogo e a cooperação com o um objetivo coletivo. Foi igualmente permeado por processos de conscientização e de fortalecimento da identidade pessoal e comunitária, propiciando aos participantes o reconhecimento de si enquanto sujeitos de sua história e agentes de transformação da própria realidade. Uma das consequências desse processo foi a criação de um grupo de jovens com o objetivo de refletir sobre a comunidade e seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • James Ferreira Moura Jr., Universidade Federal do Ceará
    Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará; Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Colaborador do Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC e do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC) da UFRGS.
  • Antonio Alan Vieira Cardoso, Universidade Federal do Ceará
    Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária Comunitária (NUCOM) da UFC.
  • Denise Costa Rodrigues, Universidade Federal do Ceará
    Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária Comunitária (NUCOM) da UFC.
  • Rayssa Morais Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará
    Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária Comunitária (NUCOM) da UFC.
  • Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará
    professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Psicologia – Universidade de Barcelona e Pós-Doutorado em Psicologia – UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.  Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) – UFC. Principais de interesse: Psicologia Comunitária, pobreza, saúde comunitária e políticas públicas.

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Publicado

2013-04-26

Edição

Seção

Relatos de experiências extensionistas e artigos de opinião