Seminários didáticos: Ferramenta de aproximação das disciplinas básicas com a prática profissional

Wellinghton de Medeiros Barros, Niége Alves, Jefferson Rosa de Menezes, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


O objetivo do presente trabalho é descrever experiência didática desenvolvida com o intuito de permitir que os acadêmicos dos cursos da área da saúde da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) compreendam a importância e aplicabilidade da Fisiologia Humana em sua futura prática profissional. A metodologia empregada envolveu a realização de seminários semanais ministrados por docentes e discentes de diferentes cursos da área da saúde, seguidos por momentos de discussão. Como resultado conseguiu-se aumentar e consolidar o interesse dos alunos dos cursos de graduação em saúde da UNIPAMPA nas disciplinas de Fisiologia Humana, fazendo com que eles passassem a visualizar a importância e aplicabilidade da Fisiologia na sua futura prática profissional. Através dessa atividade os acadêmicos puderam perceber quão importante é o conhecimento referente à fisiologia no âmbito profissional, além de fortalecer a integração entre os cursos, promovendo interdisciplinaridade.


Palavras-chave


Fisiologia humana. Seminários. Ensino. Prática profissional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos

ambientes virtuais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p.

-340, 2003. Disponível em:

&script=sci_arttext>. Acesso em: 5 jun 2012.

ALVES, N. et al. Práticas inovadoras no processo ensino-aprendizagem de fisiologia

humana. Revista Contexto & Saúde, Ijuí, v. 10, n. 20, p. 1227-1232, 2011.

AMEM, B. M. V.; NUNES, L. C. Tecnologias de informação e comunicação: contribuições

para o processo interdisciplinar no ensino superior. Revista Brasileira de Educação

Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 171-180, 2006. Disponível em:

&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 5 jun. 2012.

CAPRA, F. O ponto da mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São

Paulo: Cultrix, 2006.

CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensinoaprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem

baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-

, maio/jun. 2004.

BARROS, W. M. et al. Seminários didáticos: ferramenta de aproximação das disciplinas básicas com a

prática profissional. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.3, p.127-141, 2012.

FERNANDES, M. M.; SILVA, M. H. S. O trabalho experimental de investigação: das

expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências.

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-

, 2004. Disponível em:

.

Acesso em: 5 jun. 2012.

FOX, S. I. Fisiologia humana. 7. ed. São Paulo: Manole. 2007.

GONZÁLEZ, R. D.; ALMEIDA, M. J. Integralidade da saúde: norteando mudanças na

graduação dos novos profissionais. Ciencia & Saude Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n.

, p. 757-762, 2010. Disponível em: .

Acesso em: 8 jun. 2012.

MERHY, E. E.; FEUERWEKER, L. C. M.; CECCIM, R. B. Educación permanente en

salud: una estrategia para intervenir en la micropolítica del trabajo en salud. Salud

Colectiva, Buenos Aires, v. 2, n. 2, p. 147-160, 2006. Disponível em:

.

Acesso em: 10 jun. 2012.

MITRE, S. M. Ativando processos de mudança em uma aldeia de Belo Horizonte:

uma experiência com metodologia ativa de ensino-aprendizagem. 2006. Trabalho de

Conclusão de Curso (Especialização em Ativação de Processos de Mudança na

Formação Superior de Profissionais de Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro,

NÉRICI, I. Educação e ensino. São Paulo: IBRASA, 1985.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.