USFMAT: projeto de extensão que articula matemática e informática visando contribuir à inclusão social

Jaqueline Zdebski da Silva Cruz, André Luiz Brun, Claudia Brandelero Rizzi, Rogério Luís Rizzi

Resumo


Um dos papéis das universidades, além do ensino e pesquisa, é contribuir à sociedade de forma mais direta, através de projetos de extensão. Uma forma de atingir tal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de municípios onde o desenvolvimento ainda é pequeno. Neste trabalho, desenvolveu-se um projeto que empregou conceitos de matemática e informática, de forma articulada, visando contribuir para o público alvo com melhoria de rendas, suas chances de ingresso às IES e também para sua formação como cidadãos. O público foco deste trabalho foram alunos o município de Catanduvas – PR, que cursavam o ensino médio e que estavam próximos ao ingresso no mercado de trabalho ou em IES. Verificou-se que houve contribuição aos alunos que participaram do projeto, desde aplicações de conhecimentos em seu dia a dia, como também para conhecimento na preparação para o concurso vestibular. Houve também evolução por parte dos alunos ministrantes das aulas, visto que a realização deste trabalho lhes possibilitou um primeiro contato com a docência e um aprimoramento em sua formação como graduandos. A contribuição do projeto perante o desenvolvimento do município, porém, é um processo lento e que exige um acompanhamento ao longo de vários anos de execução, o que inviabiliza, neste momento, uma avaliação imediata do impacto do projeto na sociedade local.

Palavras-chave


Inclusão Social. Matemática e Informática. Universidade Sem Fronteiras.

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