Projeto “melhor amigo” na conscientização da guarda responsável de animais de estimação
Resumo
A relação entre os animais e os seres humanos, iniciada há muitos anos, evidencia a interdependência entre humanidade e animais. Esta proximidade levou à quantidade enorme de indivíduos errantes presentes em centros urbanos, minando os preceitos básicos de bem-estar animal e culminando em inúmeros problemas à saúde pública. Este quadro é agravado pela falta de orientação sobre os princípios da guarda responsável de animais em muitos municípios brasileiros. Dentro deste contexto, atualmente a cidade de Uruguaiana - RS enfrenta grave problema de saúde pública devido ao elevado número de animais errantes. O presente trabalho objetivou promover a conscientização sobre a posse responsável de animais, de crianças de 05 a 08 anos de idade, neste município. Foram realizadas apresentações teatrais educativas, com uso de fantoches, em nove escolas abrangendo cerca de 930 crianças de instituições públicas de ensino. Antes e depois das apresentações foram entregues às crianças questionários objetivos a fim de avaliar seu aprendizado. Os resultados foram então tabulados e analisados pelo Teste das proporções (95% de probabilidade). Notou-se que 89,5% das crianças possuem animais de estimação. Antes da apresentação teatral, 80% delas responderam que o melhor lugar para manter os animais era em casa, após a apresentação, este número de se elevou para 91% (p=0,007). Sobre o alimento ideal para o animal, apenas 89% responderam ser a ração; após a visita do projeto, este número se elevou para 99,5% após (p=0,000). Antes da apresentação, 81,5% responderam que procurariam ajuda se o animal estivesse necessitado, e após, a proporção permaneceu em 80,5%, não apresentando diferença estatística. Cerca de 62% das crianças consideravam o animal seu melhor amigo, após as peças de teatro, 87,5% passaram a fazer tal consideração (p=0,001). Com relação à higiene, 97% das crianças lavavam as mãos após brincar com o animal de estimação; após as palestras, 100% responderam que o faziam (p=0,023). Assim, constatou-se que o método utilizado nas apresentações se mostrou eficaz nas questões avaliadas. Foi possível observar melhora no modo de pensar das crianças em relação aos animais. Acredita-se que a médio e longo prazo, este projeto poderá auxiliar na melhoria do bem estar animal e da saúde pública do município de Uruguaiana.
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