Projeto “melhor amigo” na conscientização da guarda responsável de animais de estimação

Mayara Nobrega Gomes da Silva, Maria Lígia de Arruda Mistieri, Waylton dos Santos Franco Júnior, Luis Vitor Pereira Centeno, Jõao Paulo da Exaltação Pascon, Irina Lubeck, Claudia Acosta Duarte, Deyverson Thiago Prates Pereira, Leandra Muller do Prado, Tatiane Weiler

Resumo


A relação entre os animais e os seres humanos, iniciada há muitos anos, evidencia a interdependência entre humanidade e animais. Esta proximidade levou à quantidade enorme de indivíduos errantes presentes em centros urbanos, minando os preceitos básicos de bem-estar animal e culminando em inúmeros problemas à saúde pública. Este quadro é agravado pela falta de orientação sobre os princípios da guarda responsável de animais em muitos municípios brasileiros. Dentro deste contexto, atualmente a cidade de Uruguaiana - RS enfrenta grave problema de saúde pública devido ao elevado número de animais errantes. O presente trabalho objetivou promover a conscientização sobre a posse responsável de animais, de crianças de 05 a 08 anos de idade, neste município. Foram realizadas apresentações teatrais educativas, com uso de fantoches, em nove escolas abrangendo cerca de 930 crianças de instituições públicas de ensino. Antes e depois das apresentações foram entregues às crianças questionários objetivos a fim de avaliar seu aprendizado. Os resultados foram então tabulados e analisados pelo Teste das proporções (95% de probabilidade). Notou-se que 89,5% das crianças possuem animais de estimação. Antes da apresentação teatral, 80% delas responderam que o melhor lugar para manter os animais era em casa, após a apresentação, este número de se elevou para 91% (p=0,007). Sobre o alimento ideal para o animal, apenas 89% responderam ser a ração; após a visita do projeto, este número se elevou para 99,5% após (p=0,000). Antes da apresentação, 81,5% responderam que procurariam ajuda se o animal estivesse necessitado, e após, a proporção permaneceu em 80,5%, não apresentando diferença estatística. Cerca de 62% das crianças consideravam o animal seu melhor amigo, após as peças de teatro, 87,5% passaram a fazer tal consideração (p=0,001). Com relação à higiene, 97% das crianças lavavam as mãos após brincar com o animal de estimação; após as palestras, 100% responderam que o faziam (p=0,023).  Assim, constatou-se que o método utilizado nas apresentações se mostrou eficaz nas questões avaliadas. Foi possível observar melhora no modo de pensar das crianças em relação aos animais. Acredita-se que a médio e longo prazo, este projeto poderá auxiliar na melhoria do bem estar animal e da saúde pública do município de Uruguaiana.


Palavras-chave


Guarda consciente de animais; ensino infantil; bem estar animal; saúde pública; Uruguaiana.

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