Qualificação e formação do caráter profissional docente: o diálogo crítico-reflexivo como mobilizador destas características no contexto de estágio

João Paulo Barros Silva, Augusto Dias Dotto, Pricila Braga Laskoski

Resumo


O Projeto Esporte Integral (PEI) caracteriza-se como um espaço extensionista que busca, por meio do esporte e de ações socioassistenciais, promover o desenvolvimento integral (físico, afetivo, político, cognitivo e social) de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os agentes diretos nesse processo são os educadores, todos acadêmicos do curso de educação física, que atuam diretamente com os usuários ao mesmo tempo que constroem sua identidade profissional. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma reflexão a partir do relato de uma experiência dentro do projeto, tendo como pano de fundo a reorganização dos instrumentos metodológicos a partir do diálogo crítico-reflexivo, sendo este entendido como um canal de socialização, na troca de experiências, e de mobilização, no reconhecimento e internalização de sentidos e significados. Ressalta-se a percepção do quanto esse processo de construção forma e qualifica o caráter profissional docente no espaço de estágio e, reciprocamente, o quanto este forma o seu meio, sendo refletido em suas práticas cotidianas.


Palavras-chave


Formação docente. Diálogo crítico-reflexivo. Reorganização metodológica

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, F. M. de; GALIAZZI, M. do C. A formação do professor em Rodas de Formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 231, p. 386-398, 2011.

BOUD, D. ; COHEN, R. ; WALKER, D. Aprender desde la experiencia. In: ______El aprendizage a partir de la experiencia: interpretar lo vital y cotidiano como fuente de conocimento. Madrid: Narcea, 2011. p. 5-16.

CARACTERÍSTICAS da educação da Companhia de Jesus: educação S. J.: subsídios. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1998.

COFFERRI, F. F; Competências do pedagogo como educador social: promovendo o desenvolvimento psicossocial do ser humano. Revista Perspectiva, Erechim, v. 34, n.128, p. 7-21, 2010.

CUNHA, M. I. Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. São Paulo: Junqueira & Marin, 2006.

GONZÁLEZ ARROYO, M. Certezas nem tão certas. In: ______. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 9-32.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

MELCHIOR, M. C. Da avaliação dos saberes à construção de competências. Porto Alegre : Premier, 2003.

RIOS, T. A. Competência ou competências : o novo e o original na formação de professores. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. Didática e práticas de ensino: interfaces com deferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 10-25.

STRECK, D. R. et al. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.