Carta Ao Leitor

Oscar D'Ambrósio

Resumo


 

Sejam bem-vindos ao universo da Extensão Universitária!

Este Volume 3 - 2011 da Revista Ciência em Extensão apresenta os resumos dos trabalhos premiados no 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Realizado em Águas de Lindóia, de 25 a 27 de outubro de 2011, o evento teve um número recorde de participantes. Foram 1.663 alunos de graduação e pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos. Eles apresentaram 1.149 projetos, 852 em forma de painéis e 297 oralmente.

O Congresso teve um público 41% maior do que a edição anterior, com extensionistas da USP, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Londrina, entre outras instituições. Ocorreu uma intensificação, portanto, no número de ações que possam atender aos problemas sociais, em diversas áreas do conhecimento.

Durante o Congresso, onde foi ainda distribuído um manual de 18 páginas para elaboração de projetos de extensão universitária criado pela Proex, também foi lançado pela Pró-Reitoria um Catálogo dos projetos de Extensão da Unesp, brochura de 532 páginas que apresenta, por meio de resumos e fotos, 1.241 programas e projetos cadastrados. Trata-se de um material a ser distribuído aos diretores e às bibliotecas das unidades universitárias, bem como a outras universidades.

Os projetos e programas da Proex estão divididos em oito categorias. Entre elas, Educação e Saúde concentram a maior parte das ações, somando 687. Já as áreas de Tecnologia e Meio Ambiente, com 172 projetos, têm crescido por meio de uma política de indução. Outras áreas são: Comunicação, 80 ações; Cultura, 85; Direitos Humanos, 33; Espaços Construídos, 10; Política e Economia, 19; Trabalho, 29. Há ainda na publicação uma descrição do projeto de corais da instituição.

Tudo isso dentro de um contexto que vê a Extensão como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Torna-se assim possível que a comunidade acadêmica encontre na sociedade conhecimentos enriquecedores para sua formação, ao mesmo tempo em que beneficia esta sociedade, com os conhecimentos acadêmicos adquiridos nos bancos da Universidade.

Dessa maneira, são desenvolvidos na Extensão projetos de inclusão social que articulam educação, saúde, trabalho, geração de renda, desenvolvimento sustentável e valorização das culturas regionais. Na área de educação, é trabalhada a formação de indivíduos multiplicadores, que se deslocam para regiões distantes e comunidades carentes, alfabetizando a população.

Trata-se de um esforço contínuo de desenvolvimento de projetos regulares, sistemáticos e extensivos a várias cidades onde se localizam os Câmpus da Unesp, sendo que muitos projetos específicos são realizados onde existem os cursos correlatos. Assim, cerca de 1.200 projetos estão espalhados por todo Estado de São Paulo, beneficiando a população e permitindo que os alunos da Unesp conheçam a realidade e necessidades da região em que vivem.

Boa leitura!



Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.