A arte das possibilidades, caminhos e realizações....

Kathya Maria Ayres de Godoy, Daniel Patire, Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo

Resumo


A proposta de realizar algumas intervenções culturais durante o 6º Congresso de Extensão Universitária emergiu do diálogo entre a Proex e o Instituto de Artes. A ideia central era "encantar" as pessoas por meio do contato com apresentações artísticas. Porque arte é também encantamento. Um desafio e tanto!!!!

Chamar estas apresentações de intervenções previa a integração com os participantes do congresso, ou seja, todos de alguma forma, poderiam contribuir na construção da apresentação em si.

O tema do Congresso "Horizontes da Extensão Universitária: Possibilidades, Caminhos e Realizações", inspirou os professores Pelopidas Cypriano, Wagner Cintra, José Manuel Ortecho, Giácomo Bartolini e Kathya Godoy, a criar oficinas, cenas de teatro e dança e recitais de musica. 

A ideia central foi trabalhar com as quatro linguagens (teatro, artes visuais, musica e dança) em momentos de interação com os participantes. A oficina coordenada pelo Prof. Pelopidas Cypriano Exgrafito e Pintura Coletiva evidenciou a expressão gráfica, seja individualmente (grafito nos cartões) ou no coletivo (pintura em um grande painel), já a oficina de Construção de Bonecos, fruto do projeto de extensão Teatro Didático coordenado pelo Prof. Wagner Cintra, proporcionou para alguns uma volta à infância, ao jogo e a ludicidade. A construção e manipulação dos bonecos também mostrou o potencial artístico e educativo desta atividade.

A cena teatral Besteirolius Satirium, dirigida pelo Prof. José Manuel Ortecho, apresentou dois clows que representaram criaturas competitivas e atrapalhadas que se encontram e criam uma grande confusão, e que certamente fizeram parte desse encontro do século!!!!

Em Sub Texto I e Sub Texto II, musica e dança (Grupo de Choro e IAdança, projetos de extensão coordenados pelos profs. Giácomo Bartolini e Kathya Godoy)  se encontram em uma instalação visual com fios formando um labirinto, pelo qual os participantes do congresso tinham que passar, rasgando, recortando, revelando um caminho em que os bailarinos e músicos se apresentaram respondendo a indagação: Em um lugar cheio de possibilidades as escolhas fazem a diferença. Até aonde você pode chegar?

Corpos Utópicos foi a última apresentação do congresso. Nela o IAdança inspirado em uma conferencia ministrada por Michel Foucalt, encena a utopia em que vivemos em busca de caminhos e realizações para atuação em nossa sociedade.

Enfim, diante de todas essas intervenções, chegamos ao desafio proposto? 


Palavras-chave


Apresentações cullturais, dança, música, congresso extensão universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.