Biblioteca interativa do CEES: espaço para mediação da leitura e da informação

Helen de Castro Silva Casarin, Lidyane Lima, Marlei S. V. Pereira

Resumo


O projeto Biblioteca Interativa do CEES teve início oficialmente em 2003 e caracteriza-se como um projeto multidisciplinar, envolvendo alunos e docentes das áreas de Biblioteconomia e Educação. O projeto é desenvolvido no Centro de Estudos em Educação e Saúde (CEES), que é uma Unidade Auxiliar da UNESP de Marília e que há décadas vem desenvolvendo um trabalho de reabilitação e integração de indivíduos com necessidades especiais de diferentes ordens (sociais, físicas e emocionais) com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O projeto tem recebido apoio da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão Universitária) e da FUNDUNESP. O projeto Biblioteca lnterativa do CEES visa disponibilizar um serviço de informação de caráter interativo que sirva tanto como apoio as atividades terapêuticas e pedagógicas já desenvolvidas no CEES, como de um espaço de lazer e cultura para os indivíduos. O projeto tem como objetivos específicos: fomentar a leitura com o oferecimento de materiais diferenciados e de qualidade e com a realização de atividades de mediação da leitura; proporcionar aos clientes do CEES e seus acompanhantes a vivência em bibliotecas infanto-juvenis, que em cidades do interior é bastante restrita; contribuir para inclusão digital de seus usuários com orientação sobre o uso seguro da internet e indicação de sites educativos e relacionados à leitura; fornecer suporte ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Educação e Biblioteconomia, sobre temas relacionados à aquisição da leitura e à competência informacional; apoiar os atendimentos terapêuticos e educacionais realizados no CEES. O trabalho integrado entre os estagiários de Biblioteconomia e Pedagogia é importante uma vez que possibilita a troca de experiências e conhecimento entre os estagiários o que enriquece a formação dos mesmos. A principal atividade ali realizada é a contação de histórias utilizando recursos como: teatro, encenação da história utilizando fantoches, fantasias e o cenário da própria biblioteca. O projeto também oferece aos seus beneficiários (pacientes e seus acompanhantes; docentes, alunos e membros da equipe técnica que atuam no CEES) um ambiente diferenciado de interação que possa aprimorar e complementar o tratamento oferecido pelo CEES; empréstimo local dos itens de seu acervo, consulta ao catálogo on-line, acesso à internet e uso de jogos educativos, espaço para leitura e realização de atividades terapêuticas mediante agendamento estão incorporados às atividades do CEES e o empréstimo é constante. Embora a biblioteca ainda não esteja completamente adaptada às necessidades dessa população, esta tem sido uma de suas metas prioritárias, sendo para isto alvo de estudos permanentes em pesquisa de docentes e alunos. Os resultados sugerem que a Biblioteca Interativa com todas as suas faces representa um papel importante de extensão universitária. Os usuários podem utilizar de recursos em geral não são oferecidos nas escolas em que frequentam, devido à falta de bibliotecas escolares e mesmo públicas, visto que o projeto atende a pessoas não só de Marília, mas de cidades circunvizinhas.


Palavras-chave


Leitura. Mediação. Biblioteca infantil.

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