Projeto ONCO: preparo odontológico para pacientes portadores de neoplasias malignas

Vivian Narana Ribeiro El Achkar, Emanuel Rovai, Érica Crastechini, Fernando Vagner Raldi, Lúcio Murilo dos Santos, Maria Filomena R. Lima Huhtala, Rodrigo Dias Nascimento, Rosana Ferreira Silva, Rosemary Soares Santana, Warley David Kerbauy

Resumo


Introdução: É esperado que pacientes com câncer desenvolvam algum tipo de complicação na região oral, que pode estar relacionada às condições de saúde bucal do paciente e ao tipo de terapia utilizada. É de grande importância que o profissional da odontologia conheça as modalidades de tratamento do câncer de boca para o preparo da cavidade bucal antes, durante e após a terapia. Objetivos: O objetivo do projeto é possibilitar a formação de profissionais qualificados e competentes para atender adequadamente a pacientes portadores de neoplasias malignas, no pré e pós-operatório, no pré ou pós- tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia, bem como, pesquisar, inovar e desenvolver novos protocolos, técnicas e metodologias, correlacionando as alterações clínicas com as características sistêmicas, dentro de um enfoque multidisciplinar e multiprofissional. Métodos: O projeto Onco atendeu mais de 200 pacientes oncológicos, realizando mais de 600 procedimentos, entre exodontias, dentística restauradora, endodontia, biopsias e cirurgias oncológicas em lábio, língua e mucosa oral com expectativas de cura. Acompanhamos e controlamos pacientes que desenvolveram osteoradionecrose e osteoradiomielite de mandíbula, pós- radioterapia, e proservação dos cânceres de cirurgia de cabeça e pescoço, operados e diagnosticados neste serviço. Resultados: O Projeto Onco vem se desenvolvendo de maneira excepcional, tendo sido procurado, por Hospitais Oncológicos, tais como, o Instituto de Oncologia e Radioterapia do Vale do Paraíba e pelo serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Pio XII, para ser sua referência nos tratamentos odontológicos. Já hoje, desenvolvemos atendimento odontológico de alto nível para pacientes oncológicos e transplantados, cujo campo de atuação é extremamente carente em todo o país.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.