O estágio do ambiente hospitalar como eficiente experiência para o ensino, a pesquisa e a extensão dos alunos do curso de odontologia

Fernanda Manuele da Silva Vilella, Andrea Alves Parras, Andressa Rossi Ferreira, Guilherme Andre Del’Arco Ramires, Naiara Montes da Silva, Paulo Roberto Botacin, Tiago Della Rovere Binhardi

Resumo


Introdução: A Odontologia hospitalar possui uma grande importância para os acadêmicos em formação, pois possibilita o contato com diversas situações que envolvem o tratamento multidisciplinar realizado por cirurgiões-dentistas, médicos e enfermeiros. Deve-se compreender que em muitos casos, o tratamento odontológico hospitalar, é multidisciplinar, e contribui para a melhora do quadro clínico do paciente, impedido de comparecer a um consultório odontológico. O cirurgião-dentista assume um novo papel de somar esforços atuando de forma incisiva nas Unidades de Terapia Intensiva. A dignidade de vida e o conforto do paciente, neste momento tão delicado e vulnerável em que se encontra, devem ser levados em consideração pelas equipes interdisciplinares de um hospital. A Odontologia Intensiva veio para renovar conceitos e servir de instrumento facilitador de qualidade de vida para o paciente crítico. Objetivos: 1.Oferecer ao alunos, do curso de Odontologia, vivência em hospitais, onde podem aplicar os conhecimentos teóricos e clínicos, para melhorar a condição bucal de pacientes, 2.  Tornar possível o contato de alunos da graduação com a rotina do atendimento odontológico hospitalar, 3. Favorecer ao acadêmico a convivência dentro de uma equipe multiprofissional. Métodos: Alunos da Faculdade de Odontologia de Araçatuba realizaram estágio no Hospital Geral "Doutor José Pangella" de Vila Penteado, na cidade de São Paulo, onde desempenharam serviços no setor de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, durante plantões diurnos e noturnos, em pronto-socorro, ambulatório e centro cirúrgico onde prestaram assistência às cirurgias. No transcorrer do período de estágio participaram de aulas e seminários, onde assuntos específicos da área foram discutidos. Prestaram  atendimento a pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva - UTI, onde a condição de intubação orotraqueal leva à redução da higiene oral convencional, aumentando a quantidade de biofilme dental e lingual, facilitando a ocorrência de pneumonia nosocomial. Fazia parte da rotina dos estagiários a participação em reuniões para discussão de casos e procedimento a serem implementados. Sempre os cirurgiões-dentistas discutiam com a equipe multiprofissional os cuidados prévios ao atendimento odontológico e decidiam a melhor oportunidade de intervenção. Resultados: Este tipo de atividade extracurricular, contribuiu para a formação de um cirurgião-dentista mais generalista, que possibilita o melhor inter-relacionamento pessoal, contribui para a integração do atendimento médico com o odontológico e ainda melhorar o potencial teórico e clínico dos acadêmicos do curso de Odontologia. Ambiente propício para o real desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão de maneira conjunta e efetiva.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.