O projeto participativo da área institucional do bairro Santa Teresinha em São Luiz do Paraitinga-SP

Ana Paula da Cunha Lima, Bruno Carron, Caio Yashima, Caroline Garcia Carvalho, José Xaides de Sampaio Alves, Larissa Vieiralves, Raul Sanches, Thauana Reis Gil, Victor Sotorilli Vieira

Resumo


Introdução: O Programa Unesp para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga é um projeto de extensão desenvolvido por diversos campi da Unesp. A Partir da Gestão do Plano diretor Participativo se instalou um processo aberto de discussões junto à população buscando o desenvolvimento de uma cidade sustentável, saudável e justa. O trabalho faz parte do oferecimento pela UNESP de Bauru, de "assessoria técnica pública e gratuita", conforme LEI Federal 11888/2008 e Estatuto da Cidade, para a população do bairro Santa Terezinha em São Luiz do Paraitinga SP. Objetivos: Relatar os resultados do processo participativo de concepção dos projetos urbanísticos e de arquitetura, para os espaços públicos da área institucional do bairro. O projeto busca uma melhoria na qualidade de vida de seus habitantes através da arquitetura, permitindo o desenvolvimento da participação coletiva e cidadania, conquista de direitos já consagrados e buscando o desenvolvimento saudável e sustentável através da melhoria dos ambientes físicos e sociais. Métodos: O projeto abrange a escala do bairro, onde ocorreram diversas reuniões participativas com seus moradores para a discussão e desenvolvimento de um projeto para a área institucional e volta-se para a transformação social, muito além do projeto de arquitetura. Foram feitas etapas de aproximação, discussões sobre as prioridades do programa e sobre os problemas de regularização. Em todos estes momentos buscou-se desenvolver metodologias de processos coletivos de decisões. A participação dos gestores públicos, inclusive da Prefeita no processo, deu motivações para que ela viabilizasse para o bairro, o destino da conquista da doação feita pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, da estrutura e cobertura metálica que cobria as obras de restauro da Igreja das Mercês. Esta estrutura, por decisão coletiva será usada para o centro comunitário. Outras conquistas foram aparelhos de ginástica ao ar livre e quadra poliesportiva. A partir dos elementos conquistados, inicialmente, foram elaboradas três propostas de forma que a população poderia discutir as idéias e complementá-las. Cada proposta possuía um nível de intervenção no terreno, assim, elas íam desde a que menos remanejaria a topografia, até a que isso podia ocorrer de forma gradativa no tempo. Resultados: Após discussões e decisões coletivas das propostas, as modificações solicitadas pela população foram atendidas com a elaboração de um quarto projeto síntese. Projeto esse, a ser desenvolvido em etapas e que incorporou as preocupações de segurança, visibilidade, busca de convivência coletiva, possibilidade de oficinas geradoras de emprego, espaço polifuncional de atividades, inclusive religiosas etc. O melhor é que as obras já irão se iniciar.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.