Universidade aberta a terceira idade: paradigma de uma ambiente inclusivo e intergeracional

Aureo Evangelista, Jacqueline Nayara Ferraça Leite, Stefanie Bertti Coelho, Mathilde Elisa Figueira

Resumo


A expectativa de vida da população vem aumentado cada vez mais nos últimos anos, o que faz com que a porcentagem de idosos cresça constantemente. Segundo a OMS, o Brasil terá em 2050 cerca de 30 % de sua população com idade acima de 60 anos. Além disso, verifica-se que os 10 % de idosos no conjunto da nossa população acham-se alijados dos benefícios trazidos pelos avanços tecnológicos auferidos pela nossa sociedade. Desse modo, o idoso, mesmo sendo arrimo de família, passa a representar o passado (BEZ, M.R.; PASQUALOTTI, P.R.; PASSERINO, L.M., 2006). Neste contexto, a Universidade Aberta à Terceira Idade- UNATI, Campus de Jaboticabal, dentre outras ações, oferece um curso de informática, cujos resultados preliminares mostram sensíveis melhorias com relação à desmistificação do computador e de suas ferramentas e, principalmente, melhoria da autoestima e do exercício da cidadania.Objetivos: O Núcleo Local da Universidade Aberta à Terceira Idade - Unati, Campus de Jaboticabal, tem como objetivo principal promover a troca de conhecimentos e experiências entre idosos da região e jovens estudantes da UNESP dentro de uma perspectiva inclusiva e intergeracional. Para isso, propõe um conjunto de ações que visem a integração do idoso ao ambiente universitário. Material e métodos: O curso de informática foi elaborado considerando-se sua carga horária semanal, conteúdo, ementa e duração. Em princípio preocupou-se com a construção de um conteúdo para iniciantes, com o propósito de fornecer conhecimentos básicos. Dentre os alunos, incluem-se pessoas com idades compreendidas entre 60 e 80 anos. As aulas foram ministradas de forma expositiva, com a utilização de recursos audiovisuais e apoio de laboratórios de informática bem equipados e gentilmente cedidos pela Direção da FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal. Além do curso de informática, também foi oferecido um curso de línguas (espanhol) e uma oficina de canto, todos ministrados por estudantes da FCAV/Unesp, e no caso da oficina de canto, com a colaboração da maestrina do Jaboticoro, da referida FCAV/Unesp.Resultados: A evolução no aprendizado dos alunos, bem como a melhoria da autoestima e da força de vontade podem ser comprovadas com base nos resultados obtidos no questionário de auto-avaliação, assim como pela permanência dos mesmos no projeto, pelo grande número de reingressos e baixa taxa de evasão. Conclusão: Os projetos de extensão são extremamente importantes para fortalecer os laços entre a Universidade pública e a comunidade. O trabalho promovido pela UNATI, em especial, oferece aos idosos a oportunidade de inclusão digital e social, uma vez que as aulas trazem, além de aprendizado, um ambiente saudável com troca de experiências,entretenimento, novas amizades e o convívio intergeracional.

Palavras-chave


Universidade aberta à terceira idade. Inclusão digital. Idoso.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.