A contribuição das visitas de campo no ensino das ciências agrárias na UFRRJ

César Augusto Da Ros

Resumo


Este artigo analisa a contribuição das visitas técnicas de campo, realizadas semestralmente no âmbito da disciplina de extensão rural, no processo de formação dos profissionais das ciências agrárias da UFRRJ. A organização de visitas com turmas de alunos em comunidades de agricultores familiares no meio rural fluminense têm por objetivo despertar maior interesse aos temas tratados pela disciplina e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de uma percepção sistêmica das múltiplas dimensões da realidade social do meio rural, a partir de um exercício de diálogo interdisciplinar. No desenvolvimento desta metodologia de ensino foram previstos três momentos distintos. O primeiro deles ocorre em sala de aula, mediante a apresentação e discussão de algumas das metodologias de diagnóstico da realidade utilizadas pelos extensionistas atualmente. O segundo momento ocorre no campo, quando os estudantes são orientados a fazer um levantamento detalhado de informações com base em um roteiro prévio de questões e temas, no qual se busca realizar um levantamento dos problemas e potencialidades existentes nos locais visitados. O terceiro e último momento ocorre em sala de aula, quando os professores e os alunos discutem coletivamente, todos os aspectos observados durante a visita, tendo por objetivo a elaboração de um trabalho escrito e a sua apresentação em um seminário final. A construção desta proposta de ensino foi inspirada na leitura de alguns dos autores ligados a uma corrente teórica da educação brasileira, conhecida como pedagogia histórico crítica.

 


Palavras-chave


Extensão Rural. Visitas de Campo. Diagnósticos. Agricultores Familiares.

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