Projeto de extensão: “Nós na Rede: contribuições da odontologia para a educação popular e prevenção em saúde"

Virgínia Valle Girão, Cristina Berger Fadel

Resumo


A educação em saúde constitui basicamente um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e a promoção da saúde, priorizando a relação com a população e reconhecendo o usuário como sujeito portador de saber sobre o processo saúde-doença-cuidado. Esse movimento esbarra nas arragaiadas modalidades de serviço hegemônicas, tornando-se ainda um desafio. O Projeto de Extensão: “Nós na Rede: Contribuições da Odontologia para a Educação Popular e Prevenção em Saúde” toma como ponto de partida o saber anterior das classes populares, em busca da criação de um senso crítico no campo da saúde bucal que leve as pessoas a compreender, comprometer-se, cobrar-se e transformar-se. Como objetivos específicos destacam-se a disseminação de práticas educativas e preventivas em saúde bucal, na perspectiva da educação popular em saúde a populações socialmente desfavorecidas, e a viabilização aos acadêmicos participantes de vivências pautadas na complexidade da vida e do espaço, visando à construção de um espaço permanente de discussão acerca dos inúmeros determinantes e condicionantes da saúde. O Projeto teve início em fevereiro de 2009, na Comunidade Jardim Los Angeles, bairro de Ponta Grossa/PR, com o reconhecimento da localidade e das famílias através de questionários próprios, conversas informais e observação. Em posse da percepção de como as famílias compreendem o processo saúde-doença bucal e da exposição de suas necessidades percebidas, as ações do projeto eram delineadas e a sua realização, garantida por meio de visitas domiciliares semanais. Como práticas viáveis de trabalho, os professores e acadêmicos voluntários dispunham da disseminação do conhecimento, de instrumentos educativos auxiliares, de métodos normativos de prevenção em saúde bucal e da viabilização de um sistema de referência para a atenção odontológica. Cerca de 80 famílias participaram efetivamente das ações propostas e aproximadamente 55 pessoas receberam atenção individualizada. Como resultados destacam-se a atuação das mulheres como multiplicadoras de informações de saúde perante suas famílias, e o interesse das crianças pelo aprendizado contínuo. Ainda, no que se refere aos acadêmicos, enfatiza-se o reconhecimento da contextualização de conhecimentos teóricos como importante ferramenta para o ensino e para a aprendizagem. Conclui-se ser as atividades educativo-preventivas em saúde bucal voltadas ao âmbito das famílias uma prática repleta de entraves e desafios, mas também uma oportunidade única de transformar saberes existentes, com vistas à autonomia e responsabilização dos indivíduos no cuidado com a saúde.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde. Odontologia Comunitária. Prevenção Primária.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.9, n.16, p.39-52, 2005.

ALVIM, N. A. T.; FERREIRA, M. A. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v.16, n.2, abr./jun. 2007.

AMARO, S. Visita Domiciliar: Guia para uma abordagem complexa. AGE, Porto Alegre, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Art. 207.

BUISCH, Y. P. et al. Effect of two preventive programs on oral health knowledge and habits among Brazilian schoolchildren. Community Dentistry and Oral Epidemiology, v.22, p.41-6, 1994.

CERICATO, G. O. et al. A inserção do cirurgião-dentista no PSF: uma revisão crítica sobre as ações e os métodos de avaliação das Equipes de Saúde Bucal. Revista da Faculdade de Odontologia, Passo Fundo, v.12, n.3, p.18-23, 2007.

COSTA, M.; LÓPEZ, E. Educación para la salud. Pirámide, Madrid, p.25-58, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro, v.18, 1988.

GRANVILLE-GARCIA, A. F. et al. Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre saúde bucal. Revista Gaúcha de Odontologia. v.55, n.1, p.29-34, 2007.

JARDIM, P. C. V. et al. Atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso. Medicina. Ribeirão Preto, v.29, p.232-8, 1996.

KOSÍK, K. Dialética do Concreto. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1989.

MARICONDI, M. A. Caracterização das práticas educativas dos ‘agentes multiplicadores’ do projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades. 2010. 183 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.

MELO NETO, J. F. Extensão Universitária: uma análise. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, n.5, 2005, João Pessoa. Fitoterapia como prática popular em duas comunidades da cidade de João Pessoa – Paraíba. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2001.

MELO NETO, J. F. Extensão Universitária: auto-gestão e educação popular. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, n.5, 2005, João Pessoa. Fitoterapia como prática popular em duas comunidades da cidade de João Pessoa – Paraíba. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2004.

MENDES, E. V. Um novo paradigma sanitário: a produção social da saúde. In: MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. Hucitec, 1996. P.233-300.

PERUCCHI, J.; BEIRÃO, A. M. Novos arranjos familiares: paternidade, parentalidade e relações de gênero sob o olhar de mulheres chefes de família. Psicologia Clínica, v.19, n.2, p.57-69, 2007.

REIS, D. M. et al. Educação em Saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciência & Saúde Coletiva, v.15, n.1, p.269-276, 2007.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A Contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterapia e Pesquisa, v.12, n.3, p.22-9, 2005.

TEZOQUIPA, I. H. et al. El cuidado a la salud en el ámbito doméstico: interacción social y vida cotidiana. Revista de Saúde Pública, v.35, n.3, p.443-450, 2001.

TORRES, H. C. et al. O processo de elaboração de cartilhas para orientação do autocuidado no programa educativo em Diabetes. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.62, n.2, p. 312-6, mar./abr. 2009.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família. HUCITEC, 1999.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular nos serviços de saúde. HUCITEC, 1989.

VASCONCELOS, E. M. Educação Popular nos Serviços de Saúde. HUCITEC, 1997.

VASCONCELOS, E. M. Redefinindo as práticas de saúde a partir de experiências de educação popular nos serviços de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.5, n.8, 2001.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.