Programa de educação continuada sobre posse responsável de cães e gatos: a integração entre secretaria da educação e saúde no município de Ibiúna-Sp.
Resumo
Implementar programas educativos que atuem nos diversos problemas da saúde pública é um grande desafio para técnicos que trabalham com a prevenção de doenças. Se, por um lado, o professor desempenha papel fundamental em projetos educativos, por outro, precisa ser capacitado constantemente com temas técnicos específicos. Este estudo teve por objetivo a implantação de um trabalho educativo acerca da posse responsável de cães e gatos em toda a rede de ensino fundamental do Município de Ibiúna-SP. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2007 em todas as escolas, tanto rurais quanto urbanas, e dividido em quatro etapas consistindo: (a) no desenvolvimento pela equipe técnica do departamento de zoonoses de um manual sobre posse responsável de cães e gatos, (b) apresentação e entrega de um exemplar do manual em formato eletrônico para todos os professores, (c) desenvolvimento do projeto pelos professores em sala de aula durante um mês e (d) cerimônia de entrega de prêmios para os melhores trabalhos. Participaram do projeto 87 unidades escolares com o trabalho em sala de aula de 380 professores que produziram uma grande diversidade de material pedagógico. A integração de profissionais de ambas as secretarias permitiu unir conhecimento técnicocientífico do problema com aplicabilidade em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CARDIA, D. F. F.; AMARANTES, A. F. T.; BRESCIANI, K. D. S. Ponto de vista de
professoras de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba (SP) sobre as
parasitoses. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v.3, n.2, p.43-54, 2007.
MARTINS, F. J. Uma experiência de formação continuada na educação do campo.
Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v.3, n.2, p.20-26, 2007.
SOTO, F. R. M. et al. Avaliação de experiência de programa educativo de posse
responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural
do Município de Ibiúna – SP, Brasil. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v.2, n.2,
p.10-20, 2006.
VIARO, O.;PARANHOS, N. T. Para viver de bem com os bichos. Secretaria Municipal
da Saúde – Centro de Controle de Zoonoses, 2002 23p (Manual do Educador).
VIEIRA, A. M. L.et al. Programa de controle de populações de cães e gatos do Estado de
São Paulo, Suplemento 5 do Boletim Epidemiológico Paulista,, São Paulo v.3,supl. 6
p 1-165 out. 2006, 15p.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.