Cursinho Princípia: por uma universidade mais justa

Maria do Carmo Jampaulo Plácido Palhaci

Resumo


O Cursinho Pré-Vestibular “Principia” é um projeto de extensão que tem como principal objetivo diminuir a fronteira existente entre os alunos do ensino médio da rede pública e as universidades, tendo como ideal base a inclusão social. O Principia tem o intuito de unir a preocupação social com uma melhor formação dos alunos-professores que a ele estão ligados, dando a chance aos alunos da universidade de descobrirem o interesse pela área acadêmica. Por fim, é importante frisar que o cursinho sempre une extensão e pesquisa. Este projeto conta com uma equipe de mais de 30 graduandos da UNESP, que exercem internamente funções de organização, coordenação de áreas e, principalmente, de docência; todos sob orientação da Profª Drª Maria do Carmo J. P. Palhaci. São atendidas quatro turmas de 50 alunos nas salas 85 e 86 do Campus de Bauru, sendo duas vespertinas e duas noturnas. Os períodos têm, em seu quadro, seis aulas expositivas de segunda a sexta-feira. Juntamente com os recursos multimídia (computadores e datashows) instalados nas salas, é utilizado o material didático da Editora Moderna, enviado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão. Além disso, o Principia traz palestras sobre cultura geral brasileira, começando pelo batismo das turmas de 2010 em homenagem a grandes expoentes da música e da pintura de nosso país: Noel Rosa, Maria Bethânia, Cândido Portinari, e Tarsila do Amaral. No ano de 2009 o Projeto alcança a marca significativa de mais de 130 aprovações em universidades públicas. Esse número eleva bastante os números de 2008, em que foram computadas 76 aprovações entre vestibulares de final e meio de ano.  Outro resultado para destaque é o fato do Principia ter apresentado a área acadêmica para alguns ex-alunos professores, mesmo os que cursaram bacharelado. Três já são mestres e cursam atualmente o Doutorado e seis estão atualmente cursando o mestrado.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.