Informática para a terceira idade – características de um curso bem sucedido

Maria Helena S. S. Bizelli, Sidinéia Barrozo, Julia Sawaki Tanaka, Daniela Corsino Sandron

Resumo


O aumento da expectativa de vida dos seres humanos traz consigo novas demandas, especialmente nas áreas da saúde, na qual devem estar previstas ações no sentido de garantir ao idoso um envelhecimento saudável. Entre estas ações estão as que estimulam as atividades mentais e sociais do indivíduo, retardando os processos degenerativos e os depressivos da mente, resultantes do isolamento. Neste sentido, os cursos de informática têm sido de grande relevância para esta faixa etária, proporcionando benefícios aos dois âmbitos de atividade do indivíduo. Todavia, as atividades voltadas para a chamada terceira idade devem ser específicas para ela, de modo a atender às suas necessidades sem causar desconforto e/ou sensação de incapacidade. Este artigo relata um trabalho que vem sendo desenvolvido em um curso de Informática Básica para a Terceira Idade, oferecido no Instituto de Química da UNESP, campus de Araraquara, cuja proposta é focar, no seu planejamento e desenvolvimento, as peculiaridades do idoso. Assim, a metodologia adotada para o processo de ensino-aprendizagem é diferenciada e o material é adequadamente preparado para o curso.

Palavras-chave


Informática básica. Terceira idade. Windows. Word. Internet.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Disponível em:

. Acesso

em: 12 jun. 2008.

GARCIA, H. D. A Terceira Idade e a Internet: uma questão para o novo milênio, 2001.

f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual

Paulista, Marília.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em:

. Acesso em: 12 jun. 2008.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Disponível em: . Acesso em:

jun. 2008.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.