Projeto de intervenção em educação sexual com educadoras e alunos de uma pré-escola

Ana Claudia Bortolozzi Maia, Marcela Pastana, Patricia Cristine Pereira, Raquel Baptista Spaziani

Resumo


A sexualidade infantil é um tema polêmico entre educadores de pré-escolas. Este texto descreve um projeto de extensão que observou a manifestação da sexualidade de crianças em uma pré-escola e interveio oferecendo um espaço de diálogo, reflexão e esclarecimento sobre sexualidade na infância. Participaram do trabalho sete educadoras e as crianças da pré-escola. Observou-se entre: (1) Educadoras: propostas de brincadeiras diferenciadas pelo gênero, a indisciplina tolerada nos meninos, vigília contra a homossexualidade, incentivo constante da vaidade e da estética feminina. (2) Crianças: estereótipos sexistas, manifestações de racismo e preconceito, curiosidade e interesse sobre o corpo e sexualidade, uso de palavrões, preocupações com a estética do próprio corpo. A formação com as professoras discutiu questões teóricas e práticas sobre o desenvolvimento da sexualidade na infância e a educação sexual de seus alunos. O projeto evidenciou que o trabalho de educação sexual pode ser realizado de modo pedagógico e ético na pré-escola.


Palavras-chave


Sexualidade infantil. Educação Sexual. Formação de professores.

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