Estágio supervisionado e extensão universitária em contexto hospitalar
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida pelo Projeto de Extensão “Estudar, uma ação saudável: construindo uma pedagogia hospitalar” e sua relação com a disciplina de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Discute-se sob o viés da Extensão Universitária, o papel do Estágio Supervisionado na formação do professor. As atividades foram desenvolvidas por alunos estagiários da Unidade Materno Infantil, no Hospital Universitário Presidente Dutra, no atendimento de cerca de 50 crianças/adolescentes com idade entre 2 e 15 anos. Adotando uma metodologia lúdica, os estagiários complementaram as atividades com conteúdos escolares que favoreceram a integração da criança ao ambiente hospitalar sem desvinculá-las do processo educativo, ao mesmo tempo que valorizaram espaços não formais para a atuação do pedagogo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na
formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/CNE. Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de
maio de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Classe hospitalar e
atendimento pedagógico domiciliar, estratégias e orientações. Brasília, DF, 2002. 35
p. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2010.
______. Resolução nº 41 de 13 de outubro de 1995/CONANDA. Direitos da criança e do
adolescente hospitalizados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 out. 1995. Seção I,
p.163/9-16320.
FAZENDA, I. O papel do estágio nos cursos de formação de professores. In: PICONEZ,
S. C. B. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus,
FELDIMAN, D. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Porto Alegre: Artmed,
FONSECA, E. S.; CECCIM, R. B. Classe hospitalar: buscando padrões referenciais de
atendimento pedagógico-educacional à criança e ao adolescente hospitalizados. Revista
Integração, Brasília, DF, v. 9, n. 21, p. 31-40, 1999.
FONTES, R. S. A classe hospitalar e a inclusão da criança enferma na sala de aula
regular. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 8, n.1, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Extensão e comunicação. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GLORIA, R. Novos rumos do ensino. Diversa: Revista da Universidade Federal de Minas
Gerais, Belo Horizonte, ano 3,n.7, p. 92-93, jul. 2005.
GOHN, M. G. A. Educação não formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2005.
PICONEZ, S. C. B. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado.
Campinas: Papirus, 1991.
PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002.
SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo
Freire. 2008. Disponível em:
o_universitaria.pdf>. Acesso em: 15 maio 2010.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.