Barreira sanitária contra a COVID-19: aprendendo na prática

Lindynês Amorim de Almeida, Jislene dos Santos Silva, Silvana Maria Barros de Oliveira, Paulyne Souza Silva Guimarães, Giselle de Souza Vicente

Resumo


A extensão universitária exerce um papel importante na comunidade, uma vez que possibilita a construção, disseminação e discussão de conhecimentos em conformidade à realidade. Este artigo tem o objetivo de relatar as contribuições de um projeto de extensão na formação acadêmica de estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência decorrente de um projeto de extensão intitulado: “Barreira Sanitária para Monitoramento da Saúde dos Docentes, Técnicos-Administrativos, Discentes e demais Transeuntes no prédio do antigo CSAU”, que contou com 19 participantes e seguiu, rigorosamente, todas as orientações previstas. Foram desenvolvidas atividades de identificação precoce dos sintomas gripais por meio da aplicação de questionários, prestação de orientações e verificação da temperatura dos servidores, transeuntes e estudantes da UFAL. Dessa forma, a vivência extensionista proporcionou uma integração de conhecimentos, aliando a teoria com a prática, a possibilidade de ampliação da carga horária curricular e experiência dentro do contexto da prática profissional como futuras enfermeiras.


   

Palavras-chave


Enfermagem. COVID-19. Pandemias.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p432-439

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