A influência dos fatores psicossociais no envelhecimento das mulheres: revisão integrativa

Noemi Cristina Ferreira da Silva, Lidyane Mercês Roque Figueirêdo, Ana Maria Domingos

Resumo


Objetiva-se identificar às evidências científicas sobre velhice feminina que levam em conta os fatores psicossociais. Trata-se de revisão integrativa da literatura nas bases de dados SciELO e LILACS. Foram incluídos estudos nacionais publicados em português no período de 2016-2020, com os descritores “Envelhecimento”, “Mulheres”, “Impacto Psicossocial” e “Condição Social” acompanhados do operador booleano “AND”. Utilizou-se o instrumento adaptado do Critical Appraisal Skills Programme (CASP) e o de Classificação Hierárquica das Evidências para Avaliação dos Estudos (AHRQ). A amostra final contou com nove artigos e a maioria das produções se configura como estudos qualitativos. Identificou-se o predomínio de fatores psicossociais associados à sexualidade da mulher idosa, enquanto outros, em menor proporção aparecem como facilitadores ou barreiras vinculadas à independência funcional e à prática da atividade física. A revisão apontou que fatores psicossociais são determinantes de uma vivência positiva ou negativa, sobretudo da sexualidade. Tal fato sugere que a influência dos fatores psicossociais deve ser mais valorizada pelos profissionais de saúde que aspiram prestar a essas usuárias uma assistência qualificada, visando atingir o conceito de saúde integral.



Palavras-chave


Envelhecimento; Mulheres; Impacto Psicossocial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p78-93

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.