Ensino de primeiros socorros em escolas: um relato de experiência

Leonardo Vieira Nunes, Marina Gonçalves Vieira, Marina Fernandes Carvalho, Henrique Caetano Siqueira de Souza, Vinícius Néris de Souza, Luís Fernando Deresz

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência e resultados do Projeto de Extensão “Mãos que Salvam”, realizado com escolares do nível fundamental e médio da cidade de Governador Valadares, MG. É apresentada a forma como foram planejadas e desenvolvidas as oficinas regulares que contemplaram os temas: noções básicas de primeiros socorros, desmaios, sangramentos, queimaduras e liberação de vias aéreas, além de um breve relato sobre os principais resultados e dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades. O desempenho dos escolares quanto ao conhecimento do conteúdo foi avaliado por 5 questões antes e após as oficinas. Os alunos de cada turma foram classificados conforme o percentual de acertos (insuficiente, 60%, e satisfatório 60% de acertos). O teste Qui-Quadrado foi aplicado para comparar o desempenho dos alunos antes e após as oficinas e considerado significativo o p 0,05. Complementarmente, os extensionistas participaram de duas mostras de profissões com o ensino de condutas em casos de parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Na escola participante, no primeiro semestre de 2019, 9 turmas (267 alunos) realizaram as oficinas. Na análise geral houve melhora no percentual de desempenho satisfatório nos questionários (53,18 vs. 95,07%, p0,001) após as oficinas. A melhora ocorreu em todas as turmas do ensino fundamental, mas não na turma de ensino médio. Nas mostras de profissões aproximadamente 300 alunos foram atendidos. Os dados observados indicam que as oficinas realizadas desenvolveram habilidades e capacidade de reconhecimento de situações de urgência, particularmente, nos alunos do ensino fundamental indicando que ações de extensão no ambiente escolar podem contribuir para a disseminação do conhecimento específico para além das salas de aulas.  

Palavras-chave


Educação em saúde. Serviços Médicos de Emergência. Reanimação Cardiopulmonar. Instituições Acadêmicas.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p390-401

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