Estudo de indicadores da qualidade da água em manancial superficial de abastecimento público

André Luiz Sanchez Navarro, Joseli Maria Piranha, Alberto Pacheco

Resumo


O presente trabalho objetivou a avaliação da qualidade da água em manancial superficial de abastecimento público sujeito a impactos antrópicos diversos, a fim de gerar subsídios para a gestão do mesmo. O estudo foi realizado no complexo de represas municipais de São José do Rio Preto-SP, envolvendo quatro campanhas de coleta de dados em cinco pontos distintos do corpo hídrico estudado. Foram realizadas análises físico-químicas, organolépticas, químicas e microbiológicas para a avaliação de 31 parâmetros de qualidade da água. Tais parâmetros constam de normas nacionais e internacionais relativas à classificação de corpos hídricos, potabilidade, balneabilidade, proteção da vida aquática e condição trófica do ambiente estudado. Os valores obtidos foram então comparados com os limites prescritos nessas normas. Constataram-se parâmetros com valores em desacordo com os prescritos em todas as normas consultadas. Dentre esses parâmetros destacaram-se pela freqüência de discordâncias: Fe, Cu, Zn, Mn, P

total e coliformes fecais. Os resultados obtidos demonstram um quadro alarmante em relação à qualidade da água no manancial. Tal situação remete à importância na efetivação de medidas mitigadoras e de gestão na bacia do Rio Preto e, ainda, ressalta a importância de estudos futuros, para a investigação do efeito desses contaminantes em organismos aquáticos que são utilizados como alimento por parte da população local.


Palavras-chave


Qualidade da água. Poluição da água. Normas de qualidade da água. Reservatórios. Abastecimento de água.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.