Organização comunitária como estratégia de desenvolvimento sustentável: os resultados do primeiro ano do Projeto GESTAR – território portal da Amazônia, MT, Brasil

Alexandre de Azevedo Olival, Andrezza Alves Spexoto, José Alesando Rodrigues

Resumo


O GESTAR é um projeto do Ministério do Meio Ambiente, tendo como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente nos assentamentos humanos rurais, por meio de ferramentas de gestão que visam estimular a participação e o comprometimento dos agricultores e sociedade civil como garantia para a sustentabilidade. Uma das ações desenvolvidas dentro deste projeto no território Portal da Amazônia foi a estruturação de uma unidade de referência para o desenvolvimento da região. Para este trabalho selecionou-se 04 comunidades do município de Carlinda, MT, envolvendo cerca de 100 famílias de agricultores familiares, utilizando para as ações de intervenção oreferencial de capital social. As fases o projeto envolveram a realização de diagnóstico e planejamento participativos, seguindo ações de capacitação e organização comunitária, com a construção de projetos comunitários. Do ponto de vista social, os resultados demonstraram que as comunidades sairam de um estado inicial de profunda desarticulação social para o início de uma forma específica de organização, onde valores como confiança e solidariedade se traduzem em comportamentos específicos. Do ponto de vista ambiental, o projeto permitiu que fosse aflorada a discussão sobre os impactos ambientais da produção. Dentro da perspectiva econômica, a venda coletiva da produção e a compra coletiva de insumos permitiram ganhos imediatos na renda das famílias. O projeto permitiu identificar a importância do envolvimento de todos os atores sociais relacionados ao desenvolvimento, destacando-se a sociedade civil organizada e o poder público, permitindo assim o que se classificou como “profissionalização socialmente justa” da produção agropecuária.


Palavras-chave


Organizçaão. Comunidade. Desenvolvimento sustentável. Capital social.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.