Adoção de cães no município de Ibiúna – SP – Brasil: análise crítica

Francisco Rafael Martins Soto, Alexandre Junqueira de Souza, Marcia Regina Risseto, Bárbara Filomena Martins Soto Lima

Resumo


Este trabalho teve por objetivo avaliar o programa de adoção de cães do Município de Ibiúna-SP. Para a sua realização, os cães foram adotados no canil da Prefeitura com seleção de futuros proprietários. Foram realizadas visitas sem prévio aviso aos proprietários de cães para avaliar as condições de saúde animal.Após um período mínimo de três meses após a adoção, foi aplicado um questionário para todos os proprietários dos cães adotados. A finalidade foi avaliar os motivos da adoção, adaptação do cão no domicílio e proprietário do mesmo, dificuldades encontradas e condições sanitárias e de saúde do animal. No período avaliado, foram adotados 63 cães, representando 10,21% do total recolhido, e a maioria destes foram machos. Mais de 90% dos proprietáriostiveram uma boa e ótima adaptação com o cão. Os motivos da adoção estiveram centrados em gostar dos animais para 80,64% dos entrevistados. Doença foi a maior dificuldade. As condições sanitárias em que os animais foram encontrados nos domicílios estavam quase na totalidade em ótima e boa, representando sucesso nas adoções.


Palavras-chave


Cães. Adoção. Proprietário.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.