Empreendedorismo e associativismo nos agronegócios: a sua presença (e ausência) na região de Botucatu-SP

Alberto Medici

Resumo


O artigo expõe resultados de pesquisa realizada na área do Escritório de Desenvolvimento Rural de Botucatu (SP) durante os anos de 2004 e 2005. Utiliza o conceito de capital social para compreender a presença e a ausência do associativismo e do empreendedorismo nos grupos que, de algum modo organizados, participam dos agronegócios desta região. Estuda, a partir de documentos e entrevistas, 24 casos em 11 municípios. Verifica: a origem dos diversos arranjos associativos estudados; a prática que predomina entre seus membros; as relações mantidas com os órgãos públicos; e a proporção de empreendedores dentre os associados. Dentre suas conclusões estão: estes empreendimentos nem sempre surgem de necessidades sentidas compartilhadas, mas algumas vezes a partir de sugestões vindas de fora do grupo, e outras vezes como condição para a formalização de contratos com órgãos governamentais; na prática, na maior parte dos empreendimentos não predomina a ajuda mútua para fins que beneficie o coletivo, mas uma união pela busca ou pelo recebimento de recursos governamentais; na maior parte dos casos considerados a proporção de empreendedores associados é muito pequena; na orientação para a formação destes arranjos predomina um apressamento pelo cumprimento de tarefas que resulta na escolha e adoção de regras que são inapropriadas para a acumulação de capital social.


Palavras-chave


Empreendedorismo. Associativismo. Agronegócios. Capital social. Organização.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.