Emprego de mídia social na divulgação científica sobre sistema alimentar saudável e sustentável

Mariana Campos de Moraes, Julia Barros Vidinhas, Amanda Bheatriz Rocha da Silva, Bianca Biscacio Falco, Caio Fábio Alves Leonor, Denise Marie Delgado Bouts, Maria Lúcia Mendes Lopes, Aline Gomes de Mello de Oliveira, Ellen Cristina Quirino Lacerda

Resumo


Tem sido observado, em âmbito mundial, a não adoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, o que contribui para mudanças climáticas e para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis e desnutrição, fazendo-se necessária a difusão do conhecimento com base em consenso científico. O objetivo deste estudo foi avaliar a divulgação científica sobre a temática sistema alimentar, saúde e sustentabilidade utilizando o Instagram®. O perfil do Instagram® do projeto de extensão “Sistema Alimentar, Saúde e Sustentabilidade: aonde podemos chegar?” foi analisado quanto a sua criação e as publicações realizadas no período de abril a novembro de 2020. A divulgação científica através do perfil foi feita respeitando uma rotina de postagens, o planejamento dos conteúdos, a elaboração das postagens através de diferentes formatos, por fim, a revisão e publicação destas. O impacto das publicações foi avaliado utilizando as métricas fornecidas pela própria plataforma, assim como informações sobre os seguidores do perfil também foram analisados. Durante o período avaliado foram elaboradas 45 postagens para o perfil @saudemeioambienteufrj. As postagens tratavam de temas atuais relacionados ao sistema alimentar, a saúde e a sustentabilidade. As que apresentaram maior alcance foram aquelas com formato em carrossel e, dentre as publicações que abordaram o tema pandemia, a que mais se destacou foi “Utilização integral dos alimentos durante a quarentena - parte 2”, que apresentou receitas que receberam elogios nos comentários. Todas as postagens realizadas continham hashtags, as mais utilizadas pelo perfil foram #sistema alimentar; #meioambiente; #sustentabilidade; #agrotoxicos; #SUS. A partir da análise do perfil foi possível observar a importância do uso da mídia social como ferramenta para viabilizar o alcance e a troca de informações objetivas, seguras e baseadas na ciência.


Palavras-chave


Extensão universitária. Mídia social. Meio ambiente. Nutrição

Texto completo:

PDF

Referências


AFSHIN, A. et al. Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 years. N Engl J Med. 377: 13–27, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 março 2021.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 75-87, 2017. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005>. Acesso em: 10 outubro 2020.

BEDIN, E.; PINO, J. C. D. Avaliação discente sobre o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas redes sociais. Revista Signos, Lajeado, ano 39, n. 1, p. 268-286, 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 dezembro 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: avaliação nutricional da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020a. 61 p. Disponível em:. Acesso em 01 março 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em 15 dezembro 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota informativa Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS. Estabelece medidas de prevenção, cautela e redução de riscos de transmissão para o enfrentamento da COVID-19. [s.n.]. Brasília: Ministério da saúde, 2020b. Disponível em: . Acesso em: 26 março 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: . Acesso em 20 janeiro 2021.

CANVA. Disponível em: . Acesso em abril/dezembro 2020.

CETIC. Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. 1ª edição. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020, 344 p. Disponível em: . Acesso em 20 março 2021.

FERNANDES, Raquel M.M. Studygram: Interação e compartilhamento de processos de ensino-aprendizagem através do Instagram. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018). v.0, n.0, p. 1964-1967, 2018. Disponível em: . Acesso em 28 janeiro 2021.

FLORES, N. M. Blogs de ciência: práticas de cuidado de si do cientista contemporâneo. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 12, n. 23, p. 86-100, 2013. Disponível em: . Acesso em 16 dezembro 2020.

GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê?. São Paulo: Instituto Paulo Freire. [S.1.], 2017, 18 p. Disponível em: . Acesso em 30 outubro 2020.

GOLDBERG, J.P. et al. The IFIC Foundation Food & Health Survey 2015: 10-Year trends and emerging issues. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 117(3), 355–360, 2017. Disponível: . Acesso em 26 janeiro 2021.

INSHOT. Disponível em: . Acesso em abril/novembro 2020.

INSTAGRAM. Disponível em: . Acesso em abril/dezembro 2020.

JOULAEI, H.; KESHANI, P.; KAVEH, M. H. Nutrition literacy as a determinant for diet quality amongst young adolescents: a cross sectional study. Progress in Nutrition, 20(3), 455- 464, 2018. Disponível em: . Acesso em 26 janeiro 2021.

KANTAR. COVID-19 Barometer: Consumer attitudes, media habits and expectations. [S.1.:s.n.], 2020. Disponível em: . Acesso em 26 setembro 2020.

KIM, L. 25 Amazing Stats You Need to Know About Instagram. Revista Inc. Magazine. 2016. Disponível em: . Acesso em 17 março 2021.

LIMA, C. B. S. Design: the process. Uma revista de design no Instagram. Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo). Faculdade Jornalismo, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2019. Disponível em:< https://bdm.unb.br/handle/10483/26265>. Acesso em 10 março 2021.

LOZAN, T. Instagram Carousel Study: 22,360,021 Posts Show What Top-Performing Carousel Posts Look Like. Socialinsider. [S.1.], 2020. Disponível em: . Acesso em 10 outubro 2020.

MALAVÉ, M. O papel das redes sociais durante a pandemia. Instituto Fernandes Figueira. [s.n.], 2020. Disponível em: . Acesso em 26 setembro 2020.

MARTINELLI, S.; CAVALLI, S. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & saúde coletiva [online], vol. 24, n. 11, p. 4251-4262, 2019. Disponível em:. Acesso em 01 março 2021.

PROJETO DE EXTENSÃO SASS. Perfil do projeto de extensão “Sistema Alimentar, Saúde e Sustentabilidade: aonde podemos chegar?”. Rio de Janeiro, abril a dezembro de 2020. Instagram: @saudemeioambienteufrj. Disponível em: . Acesso em junho/dezembro 2020.

SANTOS, M. J. V.; SARDINHA A. Extensão universitária, divulgação científica e o direito à informação pública: A Constituição da Agência de Divulgação Científica da Universidade Federal do Amapá. Revista Guará, n. 7, 2017. Disponível: . Acesso em 25 janeiro 2021.

SILVA, L. et al. Emprego do Facebook e Instagram na divulgação de informações sobre a temática da obesidade e comportamento alimentar: Uma exposição dos resultados. Brazilian Journal of Development. [s.n.]. Curitiba, v. 7, n. 3, p. 24890-24906, 2021. Disponível em: . Acesso em 01 abril 2021.

SWINBURN, B. A. et al. A Sindemia Global da Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas. Relatório da Comissão The Lancet. Traduzido por Alimentando Políticas. The Lancet, v. 393, n. 10173, p. 791-846. [2019]. Disponível em: . Acesso em 15 fevereiro 2021.

WILLET et al. Dietas saudáveis a partir de sistemas alimentares sustentáveis: alimento, planeta, saúde. Relatório resumido da comissão EAT-Lancet. [2019] 62 p. Disponível em: . Acesso em 20 novembro 2020.

XAVIER, F. et al. Análise de redes sociais como estratégia de apoio à vigilância em saúde durante a Covid-19. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 261-282, 2020. Disponível em: . Acesso em 19 novembro 2020.

ZANDAVALLE, A. C. Análise de dados visuais no instagram: perspectivas e aplicações. In: Silva, T.; Buckstegge, J., Rogedo, P. Estudando cultura e comunicação com mídias sociais. Brasília: IBPAD. [2018]. 80-96. Disponível em:. Acesso em 20 fevereiro 2021.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p47-64

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.