Avaliando o PREVEST a partir dos propósitos da responsabilidade social e responsividade social

Elizete Wenzel Moreira, Carlos Augusto Pavanelli, Vera Lucia Ignácio Molina, Juliane M Guimarães, Ellen Eduarda Fernandes

Resumo


A UNESP, por meio do Programa de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, criou um programa pré-vestibular em vinte e um municípios do Estado com a expectativa de atender três mil e quinhentos alunos. Trata-se, portanto, de uma iniciativa democrática e de grande alcance social. O programa recebeu o nome de PreVest. O presente estudo, de abordagem quantitativa, teve como população-alvo o total de estudantes aprovados na fase de avaliação das habilidades cognitivas e na análise socioeconômica. Dos duzentos e doze candidatos, 31,1% foram aprovados com média variando entre 5,0 e 8,0; dos 66 aprovados na primeira etapa, 51,5 foram selecionados na segunda etapa, cujo critério de aprovação foi a situação socioeconômica; dos 34 aprovados, 91,2% foram aceitos em unidades de ensino superior conceituadas. Esses estudantes realizaram todo o Ensino Fundamental, primeiro e segundo ciclos, em escola da rede pública, e tinham renda familiar mensal entre R$601,00 e R$900,00. Quando questionados sobre o hábito da leitura informaram que liam pelo menos um livro por mês, e a televisão, a leitura e a música foram citadas como recursos utilizados durante o tempo livre. Para acesso às informações nacionais e internacionais 85,29% utilizavam a televisão. Dos selecionados, 29,4% não fizeram nenhum curso extracurricular, 17,6% estavam cursando língua inglesa e 38,24% computação. Quanto ao nível de utilização do microcomputador, 32,35% afirmaram que “têm experiência” e 61,76% apenas noções, mesmo assim acessavam a internet. Esses resultados indicam que o objetivo do projeto foi alcançado, primeiro porque 91,2% dos selecionados encontravam-se em condições socioeconômicas desfavoráveis, e segundo pelo fato de a renda per capita mensal e familiar ser insuficiente. Dá-se relevância à definição, planejamento e implementação de ações definidas pela equipe responsável local, colocando o programa em operação e avaliando as etapas do processo. Esse é o momento da responsividade social se materializar, pois é o momento em que as ações são implementadas e avaliadas. Em seu primeiro ano de existência, o índice de aprovação demonstra que o PreVest respondeu às demandas de uma parcela dos escolares carentes de São José dos Campos, não por pressão social, mas por historicamente ter traçado seus compromissos com as questões sociais junto às realidades locais, e isso é responsividade social.


Palavras-chave


Programa de extensão Pre-Vest. Responsabilidade social. Responsividade social.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, S. D. A responsabilidade social das empresas considerada nas decisões

de concessão de crédito por bancos de desenvolvimento no estado de Santa

Catarina. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal de Santa

Catarina, Florianópolis, 2000.

ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva,

CARROL, A. B. A three-dimensional conceptual modelo of corporate performance.

Academy of Management Review, v. 4, n. 4, 1979, p. 497-505.

DELORS, J. Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

UNESCO. 1996, p.24.

FREEMAN, R. E.; STONER, J. A. F. Administração. 5.ª Ed. Rio de Janeiro: Ed Prentice3

Hall do Brasil, 1985, p. 72-76.

HOLLENBECK, J. R.; WAGNER III, J. A. Comportamento organizacional: criando

vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2002,

INSTITUTO ETHOS de Responsabilidade Social. Disponível em http://ethos.org.br.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002,

p.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.